Ele vai bem acompanhado do vinho, do café e dizem que até com a cachaça, mas de uma coisa temos certeza: o queijo brasileiro é um dos melhores do mundo e podemos provar! O ingrediente conquistou no ano passado a medalha de prata no 2º Mundial do Queijo. A iguaria nacional também conquistou medalhas de ouro em outras competições, como no Mondial du Fromage, em Tours, na França, e o World Cheese Awards, em Oviedo, Espanha. A Agência de Notícias do Turismo preparou um roteiro saboroso com degustação de queijos em destinos espalhados por todo o Brasil.
A nossa viagem começa na terra do queijo, Minas Gerais. O estado é um dos maiores produtores do prato no país e tem na cidade de Alagoa, na Serra da Mantiqueira, queijos premiados mundialmente. A Rota inclui visita à Fazenda 2M que coleciona conquistas: medalha de ouro no Mundial do Queijo no Brasil 2019; medalha de prata 2019 no Mondial du Fromage na França; e Super Ouro no 3º Prêmio Queijos Brasil, como o melhor queijo artesanal de leite cru do país. Além disso, o turista pode aproveitar e conhecer os olivais da Fazenda Cauré, onde é produzido o “Melhor Azeite do Hemisfério Sul” de 2019, de acordo com prêmio recebido na Expo Oliva, na Espanha.
Ainda em Minas Gerais, mais precisamente no sudoeste do estado, temos a Rota do Queijo da Canastra com uma extensão de 700 km. Os turistas podem aproveitar de roteiros gastronômicos que envolvem o queijo, onde produtores artesanais fabricam há mais de dois séculos essa especialidade, considerada Patrimônio Imaterial de Minas Gerais e do Brasil. A região também permite a realização de atividades como trilhas, canoagem, bóia-cross, rapel, cachoeiras, lagoas, rios, motocross, passeios de jeep, entre outras atividades ao ar livre. A vida rural mantém, ainda, a tradição da arquitetura do século XIX, dos muros de pedra sem cimento e do carro de boi.
O estado vizinho, São Paulo, também guarda outros queijos preciosos na rota “Caminho do Queijo Artesanal Paulista”. Criado em 2017, o percurso compreende 13 propriedades rurais de 13 cidades do interior paulista que produzem diversos tipos de queijos, como o de búfala, o de cabra e o de ovelha, as fazendas também aceitam visitas. Em 2021, o roteiro recebeu dois prêmios internacionais do Mondial du Fromage, realizado anualmente na França. Em seu perfil no Instagram (@caminhodoqueijopaulista), a rota disponibiliza um mapa com a localização de cada integrante, além de sugestões de hospedagens próximas. Convite perfeito para um passeio com a famílias e os amigos.
A região sul do país também não fica para trás quando o assunto é queijo saboroso. Comer uma fondue no frio da Serra Gaúcha (RS), por exemplo, já virou tradição para quem passeia nas cidades que a compõem, como Gramado e Canela. Porém, nem só de frio vive a cultura do queijo e o turista que gosta do calor pode aproveitar o sabor do queijo coalho nas praias do Ceará, ou derreter queijo na manteiga com carne de sol no Rio Grande do Norte, um jeito delicioso de experimentar.
Para finalizar, que tal um passeio para conhecer a rica cultura do Pará e ainda colocar no prato o queijo da ilha de Marajó, produzido no arquipélago a partir do leite de búfala. O produto é feito há mais de 200 anos e é considerado um patrimônio cultural do estado, ou seja, além de se deliciar com o queijo, o turista ainda estará beneficiando as famílias produtoras, que mantém a tradição do produto transmitindo esse conhecimento de pai para filho.
EXPERIÊNCIAS DO BRASIL RURAL – O queijo também é uma das cadeias trabalhadas pelo Ministério do Turismo em diversos roteiros do país, através do projeto Experiências do Brasil Rural. Entre eles estão: Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores (BA), Caminhos do Campo (SC), Ferradura dos Vinhedos (RS), Agroturismo (ES), Rota do Queijo – Terroir Vertentes (MG) e Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira (MG). O projeto tem como objetivo fomentar a estruturação de destinos e empreendimentos da agricultura familiar associados ao turismo, a partir da capacitação de empresários e produtores rurais com vistas à oferta de experiências memoráveis aos visitantes. Ao final, os participantes recebem suporte para inserir produtos e serviços no mercado turístico, como em bares, restaurantes, meios de hospedagem e lojas de artesanato.