Em entrevista à NBC News nesta quinta-feira, 10, o presidente dos EUA, Joe Biden, aconselhou os cidadãos americanos que vivem na Ucrânia que deixem o país imediatamente. Ele acrescentou que não vai enviar soldados para resgatar aqueles que queiram fugir do país no caso de uma invasão russa. Ainda durante a entrevista, Biden afirmou que, se Putin é “tolo o bastante para entrar na Ucrânia, ele é bastante inteligente para não fazer qualquer coisa que possa impactar negativamente os cidadãos americanos.
A Rússia e a Bielorrússia iniciaram intensos exercícios militares em solo bielorrusso, no momento em que Moscou e países da Otan trocam acusações sobre uma invasão russa à Ucrânia a qualquer momento.
Os exercícios russos estavam previstos e devem durar dez dias.
Eles ocorrem perto das fronteiras com a Polônia e com a própria Ucrânia. São cerca de 30 mil militares. A Ucrânia reclama de exercícios navais no Mar Negro e diz que a navegação na área está praticamente impossível.
Já a Força Aérea dos Estados Unidos anunciou o envio de caças F-15 à Base Aérea de Lask, na Polônia, para melhorar a defesa coletiva da Otan e apoiar a missão de policiamento aéreo. O anúncio ocorre dias após caças F-15 interceptarem aeronaves russas no mar Báltico e soldados americanos começarem a desembarcar na Romênia, país que também é o membro da Otan e também faz fronteira com a Ucrânia.
Da Redação