Botafogo joga mal, toma virada, perde o jogo, mas se classifica para a segunda fase do Paulistão

Apesar do placar de 3 a 1 para o São Paulo , Botafogo foi beneficiado com a derrota do Santos para a equipe do Ituano e se mantém na competição

0
Foto: Luiz Fernando Cosenzo/ Agência Botafogo

Botafogo e São Paulo fizeram na tarde deste domingo (5), no estádio Santa Cruz, a partida que encerrou  a primeira fase do Paulistão 2023. O time da capital entrou em campo já classificado, enquanto o Pantera necessitava da vitória para se classificar à segunda fase, sem depender de qualquer outro resultado.

Depois de terminar o primeiro com vitória, o Botafogo voltou para a segunda etapa visivelmente mudado e acabou perdendo de virada, por 3 a 1. Apesar do placar adverso, manteve o segundo lugar no grupo A e vai jogar contra o Red Bull Bragantino, na segunda fase do Paulistão. Isso só foi possível, porque o Santos perdeu por 3 a 0 para o Ituano e não conseguiu ultrapassar o Pantera.

A partida

O time de Ribeirão mudou de treinador, entretanto não mudou o esquema tático. É um time que dá a posse de bola para o adversário e explora as jogadas de contra-ataque. Se consegue um gol logo de cara, fecha-se completamente, congestiona o meio de campo e cria uma série de dificuldades para o outro time.

Foi exatamente isso que aconteceu na primeira etapa. Logo aos 3 minutos, depois de um cruzamento perfeito do meio campista botafoguense Luiz Henrique, o artilheiro do time, Robinho, abre o placar, com um lindo gol de cabeça.

Dali pra frente, só deu São Paulo, que chegou a 82% de posse de bola. Entretanto era uma posse apenas territorial, porque o Botafogo se defendia bem. Somente aos 23 minutos, o tricolor da capital chegou ao gol do Botafogo. Na sequência, ainda teve duas outras chances, que foram interceptadas pelo goleiro Mateus do Pantera.

A segunda etapa

O técnico do Botafogo,  Adilson Batista, mudou o time para a segunda etapa de forma equivocada. Querendo manter o resultado, ele sacou no intervalo os dois meio campistas atacantes do time, Osman e Gustavo Xuxa, colocando no lugar mais dois volantes, Guilherme Madruga e Mantuan, deixando isolado o atacante Robinho.

O resultado foi catastrófico. O time perdeu qualquer possibilidade de articulação no meio campo, criou uma linha de 6 defensores e perdeu toda e qualquer qualidade de ataque. O primeiro sinal aconteceu logo aos três minutos, quando Rodrigo Nestor chutou uma bola na trave.

O Botafogo chamou o time do São Paulo para cima e foi massacrado pelo tricolor paulista. Aos 15 minutos, um chute maravilhoso do são-paulino  Luan, empatou o jogo.

Sem qualquer possibilidade de reação, sem criatividade, sem chance de atacar com um mínimo de qualidade, o time de Ribeirão foi sufocado. Aos 25 minutos, numa jogada completamente infantil, Mantuan comete pênalti em Wellington, em lance apontado pelo auxílio do VAR. Aos 30 minutos, o artilheiro do São Paulo, Galoppo cobra e põe o time da capital na frente.

O Botafogo estava completamente perdido em campo. Aos 36 minutos, numa cobrança de escanteio, o são-paulino Juan cabeceia praticamente sozinho na área e amplia o placar.

O São Paulo sobrou em campo. Trocava passes, colocava o Botafogo na roda, enquanto a torcida gritava olé.

Foi assim até o final do jogo. Evidenciando a terceira derrota consecutiva do time botafoguense no campeonato paulista da série A1.

Mesmo com a derrota, o Pantera conseguiu se classificar, graças ao Ituano, que venceu o time do Santos, pelo placar de 3 a 0. O time de Ribeirão ficou em segundo lugar, com 14 pontos ganhos e vai enfrentar, no próximo domingo (12), em horário a ser divulgado, o time do Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista.

Na quinta-feira (9), o Pantera enfrenta, em Santa Cruz, às 20 horas, o time do São Raimundo de Roraima, pela segunda fase da Copa do Brasil.