A Câmara Municipal realizou, na noite desta segunda-feira (6), a primeira Audiência Pública com o intuito de debater a implantação de uma unidade do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFSP) em Ribeirão Preto.
Participaram da audiência os vereadores Duda Hidalgo (PT), André Rodini (Novo) e Alessandro Maraca (MDB). Também compareceram representantes do setor de expansão do Instituto Federal, do polo Sertãozinho do IFSP, da ACI-RP, e entidades ligadas à educação e sociedade civil.
Na quinta-feira (2), o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou a instalação do Instituto Federal no município após liberação do ministro da Educação, Camilo Santana. A prefeitura ainda estuda o melhor local para abrigar a instituição, que oferecerá gratuitamente cursos técnicos, de bacharelado e de licenciatura. A Escola Profissionalizante Dr. Celso Charuri e alguns prédios do Sesi estão entre os cotados pelo Executivo para abrigar o Instituto Federal.
“É uma conquista da maior importância para Ribeirão. Vamos passar a ofertar à população uma ferramenta gratuita de qualificação e educação e, consequentemente, de profissionais preparados para o mercado de trabalho. A cidade toda ganha”, afirmou o prefeito.
O que é o IFSP?
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
É uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, que atua nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas.