Os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, Joe Biden e Vladimir Putin, conversaram neste sábado por telefone sobre a escalada da crise na Ucrânia.
Em um comunicado, a Casa Branca informou que o presidente Biden disse a Putin que os Estados Unidos estão abertos à diplomacia, mas “preparados para outros cenários”, com grandes sanções à Rússia.
Já Putin repetiu algo que havia dito anteriormente: que a resposta dos Estados Unidos às principais demandas de segurança da Rússia não levou em consideração suas principais preocupações e que Moscou responderia em breve.
Ainda de acordo com o governo russo, o telefonema aconteceu em um cenário de “histeria” no Ocidente sobre uma iminente invasão à Ucrânia que o Kremlin dizem ser absurda.
Os Estados Unidos ordenaram neste sábado a retirada de seus funcionários não essenciais de sua embaixada em Kiev. A Rússia confirmou que vai reduzir sua própria equipe diplomática na Ucrânia.
A embaixada do Brasil na capital ucraniana recomendou que os cidadãos brasileiros fiquem em alerta, mas não sugere a retirada.
Uma mobilização de diversos países para a retirada de funcionários diplomáticos e estrangeiros começou na noite de sexta-feira, após autoridades do governo americano afirmarem que uma invasão russa deve ocorrer a qualquer momento.
Neste sábado, a embaixada americana em Kiev comunicou a decisão sobre a retirada de pessoal de suas representações diplomáticas.