Após o afastamento da vereadora petista Judeti Zilli, por motivos de saúde, a cadeira vaga na Câmara de Ribeirão Preto foi ocupada por Perla Muller, professora universitária e advogada há 20 anos. A oficialização do posto suplente ocorreu durante sessão ordinária desta quinta-feira (23).
Perla Muller é filiada ao Partido dos Trabalhadores, e realiza diversos trabalhos relacionados aos direitos humanos. Além disso, atua auxiliando mulheres jovens e aqueles que enfrentam diversos tipos de dificuldade em decorrência da cor, orientação sexual, condição econômica ou cultural.
Durante a cerimônia de posse, em curto discurso de juramento, Muller prometeu trabalhar pelo progresso do município e pelo bem-estar da população. A suplente assume o cargo até a alta médica de Judeti, sem data prevista até o momento.
“Tomei parte das eleições de 2020, e experimentei uma outra sensação do processo democrático, não mais apenas como eleitora, mas também como candidata a vereadora. 1.377 eleitores e eleitoras acreditaram no projeto apresentado em 2020 e me colocaram na primeira suplência do meu partido, o Partido dos Trabalhadores. Foi um processo lindo em que a democracia pulsou e se revigorou”, ressaltou Muller durante fala na Casa de Leis.
“Difícil, mas gratificante da defesa e promoção de direitos e ocupação de espaços ainda social e culturalmente considerados masculinos”, disse Perla enquanto agradecia o apoio familiar e político.
Currículo
Advogada há mais de 20 anos, graduada (1995-99) e mestre (2007-09) em Direito pela Unesp, além disso possui especialização em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Vice-Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da 12ª Subseção da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB.
É coautora do livro Noções de Ética no Serviço Público, lançado pela Editora Juspodivm. Foi Professora e Coordenadora do Curso de Direito (2013-2020) das Faculdades COC, instituição posteriormente denominada Centro Universitário Uniseb, e, por fim, Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto.
Atualmente, é também Secretária Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT/SP e Secretária de Formação do PT da Macrorregião de Ribeirão Preto/SP. Recentemente (2022), com a participação e o empenho de queridas amigas e queridos amigos, avançou a ideia de constituir o Instituto de Direito Humanos de Ribeirão Preto.
Como advogada, trabalha incansavelmente na luta inegociável pela promoção e proteção de direitos, direitos de que todas as pessoas, sem exceção, são titulares. Nesse espaço, todo seu trabalho e discurso sempre se pautaram pela reverência à dignidade humana, pela promoção dos valores da justiça e da igualdade e, especialmente, pela crença inabalável de que o destino de todo ser humano é desfrutar de uma vida digna, sem medos ou quaisquer privações, materiais ou de outra natureza, e, sobretudo, com liberdade.
Em sua primeira eleição para vereadora (2020), foi honrada com a confiança de 1377 pessoas, votação que lhe conduziu à primeira suplência.