Ao menos 50 alunos perdem o dia de aula após escola encerrar entrada dos estudantes antes do previsto, no bairro Parque dos Flamboyans

Caso aconteceu na manhã desta terça-feira (28), na Escola Estadual Jovem Felipe Gui Rocha

0
Estudantes barrados na porta da escola - Foto: Luiz Alba

Ao menos 50 alunos deixaram de frequentar a aula na Escola Estadual Jovem Felipe Gui Rocha, em Ribeirão Preto, após o fechamento do portão de entrada dos estudantes antes do horário previsto. O caso aconteceu nesta terça-feira (28), no bairro Parque dos Flamboyans.

De acordo com informações apuradas pelo jornalismo do Grupo Thathi, os alunos alegam que estavam na porta da escola no horário estabelecido pelas normas institucionais, porém a diretora fechou o portão antes do previsto e não se justificou sobre a atitude.

A escola fica localizada na Rua Virgilio Bueno e, em decorrência do bloqueio dos estudantes, um protesto envolvendo um número não especificado de pais de alunos que frequentam a escola estadual ocorreu na frente do portão da instituição.

Viaturas da Polícia Militar foram até o local, e a diretora não informou o motivo do entrave até o momento.

Sobre a escola

Na escola, segundo dados divulgados através do Censo Escolar, realizado pelo Inep, em 2021, 616 estudantes estão matriculados na instituição de ensino, que conta com sete professores em seu corpo docente. O colégio estadual leciona para Ensino Fundamental, Ensino Médio e Anos Finais.

O levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ainda aponta que, a cada 100 crianças, aproximadamente 40 estavam com atraso escolar de dois anos ou mais.

Outro lado

A Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, assim que soube do ocorrido, solicitou a reabertura imediata dos portões para os alunos, que aguardavam na entrada. As aulas seguiram normalmente.

Será aberta uma apuração preliminar em relação a conduta da gestora escolar, que não condiz com as diretrizes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

A Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto e a escola estão à disposição da comunidade escolar.