Ser caiçara é motivo de orgulho para o chef Eudes Assis. Quem vê hoje a cultura estampada no peito, não imagina que nem sempre foi assim.
“Quando eu era criança, era visto de forma prejorativa. Tipo vergonha de ser caiçara, porque eu não tinha esse entendimento todo. Precisou eu ir para o mundo, volta para valorizar os produtos da minha região”, desabafou o chef.
+Leia mais notícias no portal TV Thathi SBT
Foi trabalhando lavando louças em restaurante que ele se apaixonou pela cozinha. Começou em São Sebastião, foi para São Paulo e de lá para a França.
Ele escolheu uma receita preparada com o peixe manjuba, produto em abundância em São Sebastião e carro chef do restaurante dele.
Manjuba com Aioli
Igredientes
Peixe manjuba
Sal
Limão
Farinha Panko
Pimenta à gosto
Alho
Tomilho
Dois ovos
Azeite
Farinha de trigo
Água com gás
Assista o modo de preparo:
Históra do chef
Para alimentar os 14 filhos lá em Camburi, Litoral Norte de São Paulo, a dona Madalena, mãe do chef Eudes Assis, costumava secar peixes no varal e estocar carnes em latões de gordura de porco.
Alguns anos depois, o filho caçula, Eudes Assis, foi até a França estudar na escola de culinária Le Cordon Bleu e quando voltou pra casa revelou à sua mãe que o que ela fazia se chamava Confit, palavra francesa derivada do verbo confire, que significa conservar.
É um antigo método caseiro de preservar alimentos que se sofisticou ao longo dos anos e está presente na gastronomia até hoje, pois conserva sabores e a texturas originais. E foi assim que o Chef Eudes Assis construiu a sua cozinha, baseada em muito do que ele viu e comeu na infância.
Há algumas décadas, o acesso às praias do litoral norte não era tão fácil como hoje, e os caiçaras se alimentavam principalmente dos produtos que tinham ao seu dispor na região.
E não era pouca coisa: mandioca, inhame, banana, pescados, palmito, e até folha de taioba, são parte da vida e da cozinha memorialista de Eudes. Nas suas andanças pelo mundo ele aprendeu técnicas modernas que valorizam os ingredientes conferindo status de alta gastronomia às suas criações.
Edição: Nayara Francesco
RELACIONADAS: TV Thathi SBT estreia 1ª edição do “Vale Viver o Verão”