11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão

Tristeza, desânimo, falta de perspectiva, descrença no futuro. Quem nunca se sentiu assim em um determinado momento da vida? No entanto, nem sempre esses sentimentos são passageiros. Podem ser sintomas de depressão.

Em alguns casos, podem gerar prejuízos na vida de uma pessoa. Especialistas explicam que pode não ser apenas um desconforto ocasional, e sim sintomas de depressão, um transtorno mental que pode ter intensidade leve, moderada ou grave. 

Apesar de haver tratamento, em razão do estigma que possui a doença ou por falta de profissionais capacitados, a maior parte das pessoas não busca ajuda médica.

+Leia mais notícias no portal da TV Thathi SBT

E diante da crescente demanda de saúde mental relacionada à depressão e ansiedade entre as crianças e jovens na pandemia, o Ministério da Saúde lançou no ano passado, iniciativas para ampliar as ações de saúde mental dos brasileiros pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Entre elas, estão a Linha Vida, que vai atender pelo número 196, 24 horas, todos os dias. O projeto-piloto começará pelo Distrito Federal.

CVV

O  Centro de Valorização da Vida (CVV), fundado em São Paulo, em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

A instituição é associada ao Befrienders Worldwide, que congrega entidades congêneres de todo o mundo, e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde, com quem mantém, desde 2015, um termo de cooperação para a implantação de uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio.

A linha 188 começou a funcionar no Rio Grande do Sul e, em setembro de 2017, iniciou sua expansão para todo o Brasil, que foi concluída em 30/06/2018, com a integração de todos os estados.

Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação),  pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 4000 voluntários, localizados em 24 estados mais o Distrito Federal.

Além dos atendimentos, o CVV desenvolve, em todo o país, outras atividades relacionadas a apoio emocional, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo. A instituição também mantém o Hospital Francisca Júlia que atende pessoas com transtornos mentais e dependência química em São José dos Campos-SP.

Assista a entrevista completa:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS