Casos de feminicídio aumentam no Vale do Paraíba

Durante o período de 2021 até novembro de 2022, houve um aumento de 22,78% nos casos de feminicídio, no Estado de São Paulo, segundo a SSP. Só no Vale do Paraíba o número de casos dobrou no mesmo intervalo de tempo.

De 2021 para 2022, os casos de feminicídio aumentaram 100% na região. Em 2021 foram 4 casos durante todo o ano, segundo a SSP. Já em 2022, de janeiro até novembro foram 8 vítimas, isso por que ainda não temos os dados de dezembro, então, o número de vítimas deve ser maior. 

Se observarmos bem, em 2019 houve um aumento no número de vítimas de feminicídio. Foram 11 casos registrados na região. Apesar de os números terem diminuído nos anos seguintes, ainda continua alto. 

Empurrão, puxão de cabelo, tapa no rosto. São essas algumas das agressões que muitos associam à violência contra à mulher. No entanto, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) classifica em 16 tipos as violências contra a mulher. Entre eles, feminicídio, homicídio e lesão corporal dolosa, além de estupro, ameaça e maus tratos. 

No Anuário Brasileiro de Segurança Pública, estudo que se baseia em informações das secretarias estaduais de segurança pública, divulgado no meio do ano passado, mostrou que 1 mulher é vítima de feminicídio a cada 7 horas. Isto significa dizer que, ao menos, 3 mulheres morrem por dia simplesmente por serem mulheres.

Casos

Em Guaratinguetá, uma mulher de 28 anos foi morta na avenida João Rodrigues Alckmim, no bairro Beira Rio. De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), ela foi atingida com quatro tiros de arma de fogo, dois deles perto do coração, outro na lateral do corpo e nas costas.

A Secretaria de Segurança Pública respondeu ao jornalismo da TV Thathi SBT que o caso de Guaratinguetá foi registrado como feminicídio e suicídio consumado na Delegacia de Defesa da Mulher da cidade. A arma de fogo foi apreendida e a perícia acionada. Detalhes serão preservados devido à natureza da ocorrência. 

Na cidade de Tremembé, uma jovem de 16 anos teve o cabelo raspado pelo ex-namorado. O crime aconteceu após a jovem sair do trabalho. Os policiais civis prenderam um homem de 19 anos, suspeito de ter agredido e cortado os cabelos de uma adolescente. O ex-namorado foi preso preventivamente e permaneceu detido à disposição da Justiça. 

Já em São José dos Campos, uma influencer usou as redes sociais para denunciar uma agressão que sofreu. Na internet, Anna Ribeiro postou fotos de machucados e contou que foi espancada pelo namorado no final de semana de Natal.

O caso ainda é investigado pela Delegacia de Paraibuna. As partes foram ouvidas em depoimentos, bem como testemunhas. Foi solicitada medida protetiva para a vítima. A investigação segue sob sigilo.

 

*Edição: Nayara Francesco

 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS