Lula se solidariza à tragédia e diz que vai reconstruir casas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se solidarizou com a população de São Sebastião e disse que vai trabalhar ao lado do governo municipal. Mais de 500 pessoas, entre servidores das forças de segurança e resgate do Governo do Estado de São Paulo, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da prefeitura municipal de São Sebastião e voluntários, realizam os trabalhos.

“Minha solidariedade ao povo de São Sebastião, essa cidade maravilhosa e espero que nunca mais aconteça isso. Muitas vezes a natureza pega a gente de supressa, mas muitas vezes a gente desafia a natureza”, refletiu Lula. 

A prioridade segue no socorro às vítimas e no fornecimento aos mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo Estado. Até o momento, foram confirmados 36 óbitos, sendo 35 em São Sebastião e um em Ubatuba. Equipes da Polícia Civil e da Superintendência da Polícia Técnico Científica trabalham na identificação das vítimas e na elaboração dos trabalhos de Polícia Judiciária.

Leia também: Lula sobrevoa São Sebastião e mostra estragados da chuva

A Secretaria de Estado da Saúde informa que 13 adultos e cinco crianças vítimas das chuvas são atendidas no Hospital Regional do Litoral Norte. Deste total, cinco estão em estado grave e 11 estáveis e dois receberam alta. Desde domingo, as unidades de Saúde do Estado no Litoral Norte estão em alerta para receber os possíveis feridos do desastre que atingiu a região. Outras unidades de saúde da Baixada Santista, Alto Tietê e da Capital também estão aptas a receber os feridos.

Sobre as famílias que estão desalojadas, Lula declarou que vai trabalhar em conjunto com o governo estadual e municipal para reconstruir as casas, mas dessa vez, em locais seguros. 

Leia também: Ministério da Saúde envia remédios e insumos para litoral norte de SP

“A gente não [pode] construir mais casas no lugar que pode [haver] vítima de chuva e o desabamento pode fazer com que outras pessoas morram. O governo federal vai trabalhar com a prefeitura. O prefeito tem outra função que são as despesas para o governo federal e estadual. Posso garantir que os meus ministros estarão dispostos a conversar para a gente compartilhar uma parceria para recuperar efetivamente, de verdade, o estrago que a chuva fez aqui em São Sebastião”, pontuou o presidente da república.

Lula ainda ressaltou a importância da parceria dos governos em todas as esferas em prol da população. Ele diz que essa união é uma demostração específica de que é possível exercer a função na democracia mesmo quando pertencem a partidos diferentes.

“O bem comum do povo é muito mais importante do que qualquer divergência que a gente possa ter. Por isso, meus parabéns ao governador do Estado de São Paulo e ao prefeito”, ele agradeceu ainda aos comandantes da Polícia Militar da região e aos comandantes da Aeronáutica e da Marinha; além dos ministros.

Gabinete estadual em São Sebastião 

O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta segunda-feira (20) a transferência temporária do seu gabinete para o município de São Sebastião. O objetivo é dar mais celeridade às ações assistências às cidades castigadas pelas fortes chuvas do último fim de semana em todo o litoral paulista.

“Estamos aqui em São Sebastião hoje o dia todo e também ficaremos o tempo que for necessário. Transferi meu gabinete ao litoral norte para tomarmos todas as providências.  Nossa ideia é atuar em colaboração com a prefeitura, estendendo a mão e acompanhando o trabalho aqui de perto e pessoalmente”, afirmou Tarcísio de Freitas. 

Ontem (19), o governador já havia decretado estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, e anunciado a liberação de R$ 7 milhões para a Defesa Civil agir no auxílio às vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte do estado. A liberação dos recursos será por meio de crédito suplementar ao Orçamento Fiscal na secretaria de Governo e Relações Institucionais. 

 

*Edição: Nayara Francesco

*Com informações do Governo do Estado de São Paulo 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS