Faça você mesmo: aprenda a preparar um delicioso tabule

O senador Renan Calheiros durante sessão da CPI da Pandemia, no Senado.

O programa Vale Demais recebeu a cozinheira de mão-cheia e empreendedora de Jacareí, Tamára Franco de Macedo. Ela ensinou a preparar um delicioso tabule. Veja abaixo como fazer você mesmo: 

Tamára ensinou a preparar o prato, ao vivo, e, segundo ela, é uma comida leve, refrescante e, ao mesmo tempo, com um sabor marcante devido aos seus temperos.

“Conheci o tabule por meio de uma amiga durante uma excursão. Ela levou um pote enorme com tabule, pedi a receita que ela passou nos mínimos detalhes e, desde então, eu faço não só para consumo, como também para venda”, relatou Tamára.

A cozinheira, que deixou a carreira de arquiteta por conta de um problema de saúde no ombro, conta como começou a cozinhar profissionalmente para se recuperar de uma depressão causada pelo diagnóstico de câncer de tireoide.

“A cozinha me salvou! Gustavo, te amo, amor!”, disse Tamára, ao vivo no Vale Demais. Segundo ela, Gustavo era um vizinho de oito anos que, um dia após uma briga com outros garotos, foi acolhido na casa dela e comeu coxinhas caseiras. Esse foi um dos gatilhos para a empreendedora começar a cozinhar e vender seus salgados.

Você pode conhecer mais do trabalho dos ‘Sabores da Tatá’ por meio do Instagram (@saboresdatata.oficial)

Ingredientes:

– 50 Gr de triguilho;

– 1 tomate picado 

– 1 cebola picada;

– Salsinha um maço;

– Pimenta síria a a gosto;

– Suco de dois limões;

– Azeite a gosto;

– Sal, pimenta-do-reino e hortelã a gosto.

Como fazer:

– Hidratar o triguilho em água natural por 30 minutos (a água deve apena cobrir o triguilho);

– Após 30 minutos escorrer e espremer o trigo  e reservar;

– Cortar o tomate, a cebola, a salsinha e a hortelã e reservar;

– Espremer os limões, acrescentar ao caldo o sal e a pimenta síria;

– Misturar todos os ingredientes e levar para gelar e servir.

Bom apetite!

Cozinha árabe 

Ao longo dos anos, a culinária árabe vem ganhando cada vez mais popularidade pelo Brasil, sendo possível notar a abertura de vários restaurantes especializados em pratos desta cultura pelo país.

Dentre as várias iguarias que caíram no gosto do brasileiro, o tabule é com certeza uma das mais populares. O tabule é feito à base de triguilho (a farinha utilizada para quibes) e de alguns vegetais, considerado um ótimo acompanhamento para pratos principais.

A estimativa de historiados diz que o tabule surgiu em meados no ano 1.800 antes de Cristo, em uma região próxima ao atual Líbano.

*Edição: Nayara Francesco

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS