O Cubatão Sinfonia realiza atividades especiais para cerca de 300 crianças e adolescentes de escolas públicas atendidas pelo Programa. É o Festival “Música e Formação” que acontece nos dias 21, 23 e 25 de outubro (segunda, quarta e sexta) em três escolas públicas da cidade. Embora seja dirigido aos estudantes, o público em geral poderá acompanhar parte das ações nas redes sociais do projeto no Instagram e no Facebook @programacubataosinfonia .
Na segunda (21), o evento inicia na Escola Estadual Afonso Schmidt com atividades voltadas para adolescentes. A abertura será às 14h com bate-papo sobre a importância da profissionalização com Amanda Assis, da empresa Bequisa, além de representantes do SENAl e do ClEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Na sequência tem dinâmica com a assistente social Socorro Bizinelli e encerramento com muita música: apresentações da Camerata de Violões e dos Grupos de Percussão dos núcleos Schmidt e Cota 200.
Na quarta (23), a arte-educadora Juliana Goes realiza quatro oficinas para dezenas de alunos da UME Marta Josete (CEU III), no Jardim São Francisco, a partir das 8h. Em uma viagem musical, desperta sensações nas crianças atendidas pelo Cubatão Sinfonia na unidade. E ao final de cada uma das aulas tem apresentação de coral formado pelos próprios alunos.
O encerramento das atividades acontece na sexta (25), na UME Luiz Pieruzzi Neto, na Vila Nova, a partir das 9h. A psicóloga Carol Beltrão bate um papo com os adolescentes sobre responsabilidade e trabalho em equipe. Depois, o pessoal do Instituto Querô ministra oficina sobre como produzir vídeos com celular, aproveitando todas as técnicas oferecidas porsmartphones. Ao fim, apresentação dos estudantes que já participam das atividades de música e dança na UME Pieruzzi.
“É muito importante oferecer uma vivência artística para os estudantes que estão na escola parceira. Muitos já participam das nossas atividades e outros têm a oportunidade de conhecer o projeto. O objetivo é, sobretudo, trazer uma formação diferente e sempre antenada à realidade daquele grupo”, afirma Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Programa Cubatão Sinfonia.
Quem faz o sonho acontecer
Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Cubatão Sinfonia oferece aulas artísticas a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Este ano, o sonho artístico-cultural é patrocinado pelas empresas BEQUISA, CMOC E UNIPAR por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O programa conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura, Comunicação e Educação, e da Diretoria de Ensino Regional Santos ligada ao Governo Estadual.
Atualmente o Programa Cubatão Sinfonia conta com 5 núcleos de aprendizado somando cerca de 500 alunos: a sede, na Cota 200, e os núcleos do Cubatão Sinfonia na Escola que funcionam na UME Marta Josete Impaléa (CEU III), no Jardim São Francisco; na UME Luiz Pieruzzi Neto, na Vila Nova; e na Escola Estadual Afonso Schmidt, no Centro. Nas unidades escolares são atendidos crianças e adolescentes do período integral e também a comunidade do entorno com as vagas remanescentes.
Cubatão Sinfonia
O Programa Cubatão Sinfonia completa 16 anos de anos de atividades ininterruptas: desde 2007, tem recebido crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Tantas histórias e anos de atividade renderam diversos prêmios.
Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da UNICEF que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, realizou atividades on-line e remotas, e foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. Em 2022, também ganhou o Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Voto Popular. Nesta expressiva vitória, o projeto recebeu 29 mil dos 31 mil votos computados.
Ao longo dos anos, os patrocinadores foram alicerces que tornaram possível esse sonho artístico. Foi por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) que o programa manteve as atividades alinhadas. Foram atendidos cerca de 3.000 alunos em todos esses anos de atividades.
Muitos chegaram a seguir a carreira artística, mas Leandro Sampaio destaca que o objetivo é ainda maior, o de formar cidadãos: “Sabemos do poder transformador da arte e usamos isso para mostrar um novo caminho a essas crianças e adolescentes. Estamos essencialmente presentes em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo aulas de artes no contraturno escolar e apontando um caminho diferente, lúdico e positivo”.
Programação completa do Festival Música e Formação
21/outubro • segunda-feira • 14 horas
Local: Auditório da E.E. Afonso Schmidt – Rua Bernardo Pinto, 94 – Centro
• Abertura – Bate-papo “Importância da profissionalização” com Amanda Assis, da empresa Bequisa, e representantes do SENAl e do ClEE
• Dinâmica com assistente social Socorro Bizinelli
• Apresentação da Camerata de Violões e Grupos de Percussão dos núcleos Schmidt e Cota 200
23/outubro • quarta-feira – a partir das 8h
Local: UME Marta Josete – CEU III – Rua Assembleia de Deus, 69 – Jd. São Francisco
• Oficina “Estação Musical: experiência de sons e sensações” com com Juliana Goes
• Atividades as 8h, 9h, 12h30 e 14h e apresentação do Coral Infantil ao final de cada oficina.
25/outubro • sexta-feira – 9 horas
Local: UME Luiz Pieruzzi Neto Av. Martins Fontes, 1.241 – Vila Nova
• Dinâmica “Responsabilidade e trabalho em equipe” com a psicóloga Carol Beltrão
• Oficina “Como produzir um vídeo com o celular, técnicas para melhorar o resultado” com Luiz Mara’s – Formação Instituto Querô e participação do Coletivo Olhar Marginal.
• Apresentação dos alunos Núcleo Pierruzi – Percussão, Violino, Violão e Dança.