RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Nutricionista dá dicas para manter uma boa saúde digestiva

salada de frutas
(Foto: Pexels)

O sistema digestório do corpo humano é o grande responsável pela absorção de nutrientes que garantem energia e um bom funcionamento do organismo. Para isso, é necessário ter alguns cuidados na alimentação.

Leia mais notícias da região aqui

Para entender sobre a sua importância, o portal THMais Vale entrevistou a nutricionista Luciana Chiaradia, que revelou dicas de alimentos essenciais para a saúde digestiva do corpo.

Quais são os melhores alimentos para o sistema digestório?

“Alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes, grãos integrais e leguminosas, ajudam a regular o trânsito intestinal e prevenir a constipação. Além disso, consumir probióticos presentes em iogurtes e alimentos fermentados pode melhorar a flora intestinal, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando na digestão. Manter uma dieta equilibrada e evitar excessos contribui para a prevenção de doenças digestivas e promove o bem-estar geral.”

Quais alimentos prejudicam a saúde do intestino?

A nutricionista falou ainda sobre os alimentos que prejudicam o funcionamento do intestino. Para manter a saúde do corpo, é preciso evitar alguns fast foods, salgadinhos, doces e alimentos ultraprocessados e ricos em gorduras trans.

Luciana falou ainda sobre o álcool, que também entra na lista de inimigos do sistema digestório por causar doenças. “O álcool pode causar doenças como gastrite, úlceras gástricas, refluxo gastroesofágico e pancreatite. Comprometendo a absorção de nutrientes e podendo levar a inflamações e lesões. Além disso, o excesso de álcool pode afetar negativamente a flora intestinal, desequilibrando as bactérias benéficas e favorecendo o crescimento de microrganismos nocivos”, explicou.

*Texto de Giovanna Fonseca supervisionado por Julia Lopes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS