Organizado pelo Instituto Neo Mama e com apoio da Prefeitura Municipal, o evento integra o Calendário Oficial da Cidade e precisou ter a data remarcada devido à previsão de chuvas no fim de outubro. E, mesmo com uma garoa marcando presença neste domingo, um mar cor-de-rosa chamou a atenção da importância da detecção precoce do câncer de mama.
A animação ficou por conta da bateria da União Imperial (Balanço Verde e Rosa), que divertiu os participantes com muita música durante todo o trajeto.
A aposentada Nair Queiroz, moradora de São Vicente que há dois anos concluiu tratamento de câncer de mama em Santos, marcou presença. “Venci a luta em 2022 e hoje estou aqui para relembrar a força desse evento. É uma ação importante pra chamar a atenção das mulheres, pois muitas não se atentam à causa”.
Moradora do Embaré, a psicóloga Thais Alves também salientou a importância da tradicional caminhada. “O evento é uma maneira de chamar a atenção de todos e unir mulheres das mais diferentes idades. Promover o debate sobre a prevenção é algo de extrema relevância na sociedade”, completou.
Outubro Rosa
A Campanha Outubro Rosa visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância e prevenção do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Santos, o Instituto Neo Mama, entidade sem fins lucrativos, disponibiliza atendimento multidisciplinar gratuito a pessoas com câncer, seus familiares e cuidadores.