A decisão das mulheres em optar por colocar prótese de silicone e fazer implante mamário é complexa e pessoal, muitas vezes influenciada por diversos fatores. Para algumas, essa escolha pode estar relacionada a questões estéticas e autoestima, buscando uma aparência que esteja alinhada com suas expectativas pessoais. O desejo de se sentir mais confiante e confortável com a própria imagem corporal pode ser uma motivação importante.
Contudo, os seios podem ter diferentes formatos e volumes, o que pode exigir técnicas ideais de cirurgia plástica para cada caso. De acordo com a preferência de cada paciente, qual seria melhor o melhor tipo de procedimento: o levantamento de mama ou o implante de prótese de silicone?
Por isso, o Dr. Vitor Nunes, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, deixa claro quais são os benefícios e casos em que cada técnica pode ser utilizada. Confira!
Diferenças entre a prótese de silicone e o levantamento de mama
Colocar prótese de silicone significa aumentar o volume da mama, preencher mais o colo mamário, deixar a mama mais redonda, mais firme. Agora, se já existe um grau de flacidez importante, uma queda da mama, também chamada de ptose, a colocação da prótese mamária geralmente não resolve essa queixa. Portanto, é preciso fazer o levantamento das mamas, também conhecido como mastopexia.
Casos em que os procedimentos são indicados
O levantamento de mama e o implante de prótese de silicone são procedimentos diferentes e, às vezes, se complementam. Tem paciente que não tem queda de mama e é colocada a prótese mamária. Existe paciente com queda e pouco volume de mama, então, além de colocar a prótese, também se levanta a mama. Pode existir casos em que a paciente que tem queda da mama e já tem um bom volume, então se levanta a mama sem precisar colocar a prótese.
Qual técnica é a melhor?
Não existe uma técnica melhor que a outra, visto que são diferentes e que, às vezes, se somam, e, às vezes, são realizadas ao mesmo tempo, o que, neste caso, a cirurgia é chamada de mastopexia com prótese. A cirurgia da prótese mamária geralmente envolve incisões e cicatrizes menores, recuperação mais rápida e nem sempre exige internação hospitalar. A prótese pode ser colocada tanto na frente como atrás do músculo peitoral.
O levantamento das mamas é uma cirurgia um pouco mais demorada, podendo ou não ter que dormir no hospital, pois requer um pouco mais de cuidado no pós-operatório. Existem vários tipos de cicatriz para se realizar o levantamento mamário, como em volta da aréola, em formato de pirulito, em L ou em T invertido.
Por Adriano Ferreira