RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Campinas registra mais nove mortes de SRAG causadas pelo vírus influenza

Todas as pessoas tinham comorbidades e oito delas não estavam vacinadas; imunizante continua disponível nos 69 centros de saúde para todas as pessoas

Foto: Fernanda Sunega/PMC

A Secretaria de Saúde de Campinas registrou mais nove mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causadas pelo vírus influenza, da gripe. Neste grupo, todas tinham doenças preexistentes (comorbidades) e oito delas não estavam vacinadas (confira abaixo).

Desde janeiro a cidade contabiliza 241 casos e 23 óbitos de SRAG por influenza. Durante todo 2024, Campinas teve 342 pessoas com a síndrome e 30 óbitos.

Vacinação

A Secretaria de Saúde de Campinas reforça a importância da vacinação contra a gripe, principalmente para grupos prioritários. Os imunizantes estão disponíveis para toda a população a partir de 6 meses nos 69 centros de saúde da cidade.

Basta levar documento com foto e a caderneta de vacinação, se tiver. Não é necessário agendamento. Informações e horários das salas de vacina nas unidades básicas estão disponíveis no site.

Neste ano, a dose protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. O imunizante pode ser administrado junto com outras vacinas do Calendário de Vacinação. No caso das crianças vacinadas pela primeira vez, é preciso tomar duas doses com intervalo de 30 dias.

👉 Siga a THMais Record no Instagram

👉 Se mantenha informado pelo nosso canal de WhatsApp da THMais

👉 Nos siga no YouTube e acompanhe nossos programas

A vacina é segura, reduz a transmissão viral e evita sintomas graves e óbitos pela doença.

Em 12 semanas de estratégia de imunização, a Saúde aplicou 311,6 mil doses da vacina. Idosos, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes, que são público-alvo, receberam 145.032 doses, enquanto 166.632 foram direcionadas para demais grupos prioritários e a população em geral.

Desde o início da mobilização, em 7 de abril, a Saúde realizou uma série de ações para facilitar o acesso ao imunizante fora das unidades básicas, incluindo shoppings, terminais de ônibus e supermercados da cidade. Foi realizado ainda um “Dia D” para incentivar a vacinação dos públicos prioritários na primeira quinzena de abril.

  • Idosos: 115.444 doses (53,14% da população de 217.232)
  • Crianças: 26.617 doses (37,15% da população de 71.633)
  • Gestantes: 2.971 doses (32,31% da população de 9.194)

A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 90% de cada um dos três grupos que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.

Cuidados

Além da vacinação, há outros cuidados que devem ser tomados para evitar doenças respiratórias, como lavar as mãos frequentemente e manter os ambientes arejados e a etiqueta respiratória, além de usar máscaras se tiver sintomas. Saiba quais cuidados tomar pelo link.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS