Fãs, que aguardam na fila de entrada do primeiro show da artista Taylor Swift em São Paulo, contam com água mineral e segurança reforçada, para a sequência de três shows que acontecem neste fim de semana. “Postos de hidratação” foram montados nas entradas do estádio, com caixas térmicas. A partir das 10 horas, a organização iria distribuir garrafas de água ao longo da fila de espera.
A medida foi tomada após a apresentação da cantora no Rio de Janeiro, no último dia 17. A jovem Ana Clara Benevides morreu após passar horas na fila debaixo de sol. Mais de mil pessoas desmaiaram, segundo o Corpo de Bombeiros, em meio à onda de calor que atingiu o país. A sensação térmica no Rio de Janeiro no dia do show chegou a 59ºC.
Apesar das temperaturas que caíram em São Paulo, 15 mil caixas de água foram adquiridas pela organização do evento, para serem distribuídas até a abertura dos portões, que vai ocorrer entre as 13 e 14 horas.
Mesmo com a previsão de chuva e alerta emitido pela Defesa Civil, Maria Eduarda Gomes foi com as amigas Anna Julia Souza e Milena Pereira para o show da artista. As estudantes chegaram às 7h30 no estádio.
“A fila está organizada. Além do que está tendo distribuição de água, o que é bom, porque já estamos aqui faz meia hora, 40 minutos, e já vieram três vezes oferecer para nós”, relatou Maria Eduarda.
Água ajuda na hidratação não só os fãs, mas também dos vendedores, como é o caso de Isaque Ruan.
“Representa dinheiro para mim e diversão para o povo. Vai ser bom porque até o fim do show irei ter vendido muita capa [de chuva]. A maioria das pessoas que estão na fila já comprou quase todas as capas”, contou o vendedor que também conseguiu pegar água no ponto de distribuição.
O Procon-RJ abriu investigação contra a empresa Time For Fun, produtora do evento, para apurar se houve violação direitos durante os shows no Rio. Já a Promotoria de Justiça pediu investigação pela conduta dos eventos realizados no Rio de Janeiro e as apresentações que acontecem em São Paulo.
Após o incidente e o tumulto do dia 17 no Rio, o governo federal estabeleceu estratégias que precisam ser cumpridas nos festivais, shows e eventos, especialmente em períodos de altas temperaturas.
Os eventos precisam contar com pontos de distribuição de água gratuita e permitir a entrada do público com garrafas para consumo próprio, ao contrário do que a Time For Fun fez, ao proibir a entrada de água, mesmo sob as altas temperaturas. No show desta sexta-feira em São Paulo, está permitida a entrada de garrafas, desde que estejam lacradas.
O show abre a série de três apresentações que seguem até o próximo domingo (26) na capital paulista.