RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Vacina contra meningite ACWY passa a ser aplicada em bebês de 12 meses no SUS a partir desta terça-feira

Atualização amplia proteção contra quatro sorogrupos da bactéria causadora da doença

Foto: Josué Damacena/Agência Brasil

O Ministério da Saúde incluiu, a partir desta terça-feira (1º), a vacina meningocócica ACWY no calendário de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças com 12 meses de vida. A medida amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria que causa meningite: A, C, W e Y.

👉 Siga a THMais Record no Instagram

Antes da mudança, o esquema vacinal recomendava duas doses da vacina meningocócica C — aplicadas aos três e aos cinco meses — e uma dose de reforço aos 12 meses com o mesmo imunizante. Agora, a dose de reforço será feita com a vacina ACWY, o que aumenta o espectro de proteção.

A vacina ACWY já era aplicada gratuitamente na rede pública, mas restrita a adolescentes entre 11 e 14 anos, em dose única ou como reforço, de acordo com o histórico vacinal.

Em nota, o Ministério da Saúde explicou que crianças que já completaram o esquema com a vacina meningocócica C — incluindo o reforço aos 12 meses — não precisam receber a nova versão. No entanto, as crianças que ainda não receberam a dose de reforço nessa faixa etária já podem ser vacinadas com a ACWY.


Casos em alta no país

Até o momento, o Brasil confirmou 4.406 casos de meningite em 2025. Do total, 1.731 são do tipo bacteriana, 1.584 do tipo viral e 1.091 de outras causas ou ainda sem tipo definido, segundo o Ministério da Saúde.

Além da meningocócica ACWY, outras vacinas disponíveis no SUS também contribuem para prevenir formas graves da doença. Entre elas estão a BCG, a penta e as pneumocócicas 10, 13 e 23-valente.

👉 Se mantenha informado pelo nosso canal de WhatsApp

Entenda a doença

A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, e também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer, lúpus, reações a medicamentos e traumatismos cranianos.

As meningites bacterianas tendem a ocorrer com mais frequência no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS