A Prefeitura de Taubaté inicia, nesta segunda-feira (14), a 73ª Semana Monteiro Lobato. A edição de 2025 conta com uma programação ampliada e gratuita, organizada em parceria com a Universidade de Taubaté (Unitau), com atrações até o dia 27 de abril,
Leia mais notícias da região aqui.
Com o tema “(Re)considerações”, o evento reúne atividades culturais, acadêmicas, lúdicas e literárias espalhadas pelo Museu Monteiro Lobato — conhecido como Sítio do Picapau Amarelo — e por espaços da universidade.
Neste ano, a Semana foi dividida em dois períodos. De 14 a 17 de abril, as atividades se concentram nos espaços da Unitau, com trilhas temáticas, conferências, palestras, oficinas de formação docente e apresentações teatrais voltadas ao universo de Monteiro Lobato.
Já entre os dias 23 e 27 de abril, o Sítio do Picapau Amarelo recebe atrações voltadas principalmente ao público infantil, como oficinas pedagógicas, apresentações teatrais, contação de histórias, lançamentos de livros e sessões de fotos com os personagens do Sítio.
A abertura oficial do evento acontece na tarde desta segunda, com a cerimônia e conferência no auditório do Sedes. A programação inclui também debates sobre literatura infantil e juvenil, reflexões sobre diversidade, ciência e o legado de Monteiro Lobato, além da tradicional homenagem ao jornalista Oswaldo Barbosa Guisard e a cerimônia do Concurso de Trovas Lobateanas. O encerramento no dia 17 de abril contará com apresentação teatral e a conferência “Monteiro Lobato e Mazzaropi: dois caipiras”.
No Sítio do Picapau Amarelo, o público poderá participar diariamente das oficinas “mãos que criam”, promovidas por artesãos da Associação das Artesãs Epaminondas (AEE), além das sessões de teatro com a Turma do Sítio, sempre às 11h, 13h e 15h. As sessões de fotos com os personagens acontecem das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
No Espaço Acadêmico Literário Visconde de Sabugosa, academias de letras da região promovem exposições e vendas de obras literárias, contações de histórias e declamação de textos. A feira de arte organizada por artistas do Centro Cultural, a tradicional feira de troca de livros da Biblioteca Municipal e ações da Associação Amigos de Museus de Taubaté (AMUT) também integram a programação, além do Cantinho Culinário, com participação de entidades sociais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade (Fussta).
Entre os destaques da programação, está o lançamento do livro “Pena de Papagaio”, oitavo volume da série Reinações de Narizinho, escrito por Cléo Monteiro Lobato, bisneta do autor homenageado. Cléo também participa de monitorias especiais durante o evento. A Semana ainda conta com atrações musicais, aulas de dança, apresentações teatrais e lançamentos de livros infantis e infantojuvenis, muitos deles com temáticas voltadas à sustentabilidade, alfabetização e folclore regional.
Celebrada anualmente em abril, a Semana Monteiro Lobato sempre inclui o dia 18, data de nascimento do escritor. O evento é considerado um dos mais tradicionais do calendário cultural de Taubaté e se propõe a manter vivo o legado do autor, cuja obra marcou gerações e continua presente no imaginário de crianças e adultos em todo o país.