São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, vai receber a 3ª edição da Virada Cultural Victor Leonardi a partir desta sexta-feira (4). O evento gratuito promete transformar o local em um polo de arte e cultura até o domingo (7), com uma programação intensa que inclui shows, oficinas, apresentações teatrais, exposições e atividades voltadas para todas as idades.
Leia mais notícias da região aqui.
A virada cultural homenageia o poeta e pesquisador Victor Leonardi e leva o nome dele em tributo à sua contribuição para a arte e o pensamento crítico no Brasil. A proposta do evento é oferecer acesso gratuito à cultura e valorizar a produção artística local e regional, promovendo encontros entre artistas e o público em um ambiente de formação, troca e celebração.
Com curadoria de Juliano Barone, Patrícia Ioco e Penélope Serena, a programação será realizada em diversos espaços da Sede Mantiqueira, como o Teatro de Bolso Victor Leonardi, a nova biblioteca Dom Quixote, o jardim e o deck ao ar livre. A abertura da virada será marcada pelo show da cantora Bidu Sous, considerada a primeira mulher no Brasil a lançar um disco autoral de blues tradicional.
A agenda conta ainda com apresentações de dança, oficinas de teatro e arte, contação de histórias, feira de produtores locais e instalações visuais abertas ao público durante o fim de semana. Uma das atrações internacionais da programação é o espetáculo “Além da Névoa”, do artista colombiano Humberto Canessa. O encerramento ficará por conta do espetáculo “Cabaret da Gigi”.
A Virada Cultural Victor Leonardi já se consolidou no calendário cultural do distrito e é promovida pelo Projeto Colibri em parceria com o Núcleo Educatho. A participação nas oficinas é gratuita, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas por meio de formulário disponível nas redes sociais do projeto, no perfil @proj.colibri.



