RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Anac limita voos nos aeroportos de Araçatuba, Prudente e Rio Preto

A medida foi adotada devido à necessidade de que os operadores aeroportuários se adequem aos requisitos mínimos de infraestrutura e segurança operacional exigidos pela Anac

Imagem Ilustrativa | Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou três portarias que limitam as frequências de voos comerciais regulares diários, até 28 de março de 2026, em sete aeroportos regionais do país. No interior paulista, três aeroportos são diretamente afetados pela medida: Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

A medida foi adotada devido à necessidade de que os operadores aeroportuários se adequem aos requisitos mínimos de infraestrutura e segurança operacional exigidos pela Anac.

As melhorias exigidas foram solicitadas há cerca de três anos, quando também foi determinada a obrigatoriedade de um gerenciamento de risco conjunto entre os operadores dos aeródromos e as companhias aéreas.

O prazo se encerrou em 3 de outubro, conforme previsto na disposição transitória do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 139.

Além dos aeroportos paulistas, também devem obedecer a determinação os aeroportos de Jaguaruna (SC), Fernando de Noronha (PE), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS).

Aeroportos afetados

Os três aeroportos paulistas que devem obedecer à determinação são:

•Araçatuba (SP): limite de 4 voos

•Presidente Prudente (SP): limite de 6 voos

•São José do Rio Preto (SP) – Prof. Eribelto Manoel Reino: limite de 30 voos

•Jaguaruna (SC) – Regional do Sul: 12

•Passo Fundo (RS) – Lauro Kurtz: 10

•Fernando de Noronha (PE): 31

•Caxias do Sul (RS) – Hugo Cantergiani: 21

Ajustes necessários

Entre os ajustes necessários estão a compatibilização da largura da pista de pouso e decolagem com as aeronaves utilizadas na localidade, a manutenção da faixa preparada, que deve permanecer limpa e livre de obstáculos.

A ANAC está exigindo, ainda, a delimitação da Área de Segurança de Fim de Pista (Runway End Safety Area, RESA) e a instalação do Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação (Precision Approach Path Indicator, PAPI).

Até que as melhorias sejam implementadas, pousos e decolagens deverão ocorrer dentro dos limites estabelecidos e conforme as condições obrigatórias.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS