RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Araçatuba, Prudente e Rio Preto iniciam vacinação contra a dengue

Nesta etapa da campanha, as doses são destinadas a profissionais da Atenção Básica, que começam a ser vacinados a partir de segunda-feira (9).

As doses da vacina do Butantan devem chegar neste sábado (7) aos municípios | Foto: Renato Rodrigues/Comunicação Butantan

Os municípios de Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto iniciam, na próxima segunda-feira (9), a campanha de vacinação contra a dengue destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, que atuam na linha de frente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme definido pelo Ministério da Saúde.

Será aplicada a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante é o primeiro de dose única do mundo e que induz proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue em circulação (1, 2, 3 3 4).

A vacinação tem como objetivo reforçar a proteção dos profissionais que estão na linha de frente no atendimento à população, atuando diretamente no território e garantindo mais segurança no cuidado e na continuidade dos serviços de saúde.

Araçatuba

Araçatuba vai receber, neste momento, 584 doses do Ministério da Saúde, enquanto Rio Preto será contemplado com 871 doses. Já Prudente irá receber 400 doses, aproximadamente. A vacina tem previsão de chegar aos municípios neste sábado (7).

Em Araçatuba, a vacina será aplicada pela Vigilância Epidemiológica, que já possui uma lista com os profissionais dos postos de saúde. Uma equipe do órgão percorrerá todas as UBSs para imunizar parte do público-alvo, seguindo orientações da Secretaria de Estado da Saúde.

“Nesta primeira etapa, vamos conseguir imunizar 584 profissionais, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e de endemias. A campanha será ampliada conforme novas doses forem sendo disponibilizadas”, disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Cestaro.

Prudente

Em Prudente, o número de imunizantes irá atender a cerca de 45% dos profissionais de saúde. Conforme a secretária municipal de Saúde, Adriana Vitório, a prioridade será para os servidores mais velhos, de 50 a 59 anos, seguindo para os de 40 a 49 anos, 30 a 39 anos e assim sucessivamente.

“Pelas informações que recebemos do Estado, a liberação do restante das doses para cobrir todos os trabalhadores da Atenção Básica deverá ocorrer rapidamente. Portanto, esperamos imunizar este público-alvo em poucas semanas”, informou. Ela completou dizendo que, até o momento, só foram transmitidas informações referentes a essa primeira fase.

Rio Preto

Em Rio Preto, o quantitativo de vacinas a ser recebido também irá possibilitar a vacinação de cerca de 45% dos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde, conforme dados oficiais do Estado de São Paulo.

A Secretaria de Saúde organizará o fluxo com as unidades para que todos os profissionais da Atenção Básica recebam a dose.   

Eficácia

Os estudos clínicos indicam eficácia de 74% contra casos gerais da doença, mais de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalizações. O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas de 12 a 59 anos e a vacinação será ampliada gradualmente conforme a disponibilidade da vacina.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS