A administração municipal de Araçatuba (SP) divulgou uma nota nesta quinta-feira (30) anunciando que 34 agentes da Guarda Municipal foram aprovados no Projeto Bolsa Formação do Ministério da Justiça. Esse projeto visa promover a política de educação e valorização dos profissionais que atuam na área de segurança pública e justiça criminal.
A possibilidade de inscrição desses agentes foi viabilizada devido à adesão da Secretaria Municipal de Segurança ao Pronasci 2 (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Após um rigoroso processo de cadastramento e seleção, no qual participaram diversos órgãos integrantes do sistema de segurança pública em todo o país, os agentes receberam a aprovação.
Cada um dos 34 agentes beneficiados receberá uma Bolsa Formação no valor de R$ 900 por curso, durante o período de formação. Os cursos oferecidos na modalidade de ensino a distância (EAD) abrangem temas relevantes para a atuação da Guarda Municipal, incluindo “Segurança Pública e Violência contra as Mulheres e Meninas”, “Susp (Sistema Único de Segurança Pública) e o Enfrentamento da Desigualdade Racial no Brasil”, “Os Municípios e a Prevenção da Violência: O Papel da Guarda Municipal”, “O papel dos Profissionais do Susp na Defesa do Estado Democrático de Direito” e “Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública”.
A nota não forneceu detalhes sobre a data de início dos cursos.