8 hábitos para abandonar em 2024 e ser saudável

Marcelo Mazzei
Marcelo Mazzei
Formado em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, atuou desde 1988 como gestor de médias e grandes empresas de diversos ramos da economia, ocupando cargos de Gerência e Direção. De 2018 a 2023 atuou como Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Araçatuba e atualmente é CEO do GERAR – Grupo de Empreendedores da Região de Araçatuba, cujo foco é promover o inter-relacionamento entre as empresas filiadas, promovendo network entre elas, através de palestras, business meeting e workshops.
Imagem Ilustrativa

A chegada de um novo ano em geral vem acompanhada de novas metas, e muitas delas estão relacionadas com o cuidado com o nosso corpo. Segundo uma pesquisa da Forbes Health realizada nos Estados Unidos em outubro de 2023, 48% do total de 1.000 respondentes disseram que a sua prioridade para 2024 é melhorar o condicionamento físico. No top 5 das resoluções de Ano Novo, ainda aparecem os itens “perder peso” (34% dos pesquisados) e melhorar a alimentação (32%).

A questão é que, para transformar algo em sua vida, você precisa não só adotar novas práticas, mas deixar velhos hábitos para trás. E talvez este seja um dos aspectos mais desafiadores do cumprimento de uma meta. Afinal, não é sempre fácil se desapegar de determinados costumes

Não é fácil, mas é, sim, possível.

Confira algumas sugestões de onde começar as mudanças de hábitos para um 2024 mais saudável:

1. Diminuir a ingestão de álcool

Pela visão da ciência e pensando em saúde, o ideal é não consumir bebida alcoólica. Mas, de forma geral, diminuir a quantidade ingerida já é um passo importante rumo a uma vida mais saudável.

2. Abandonar a inatividade física

É espantosa a constatação da OMS de que mais de 1,4 bilhão de adultos no mundo não praticam atividades físicas suficientes. No Brasil, a quantidade de sedentários representa quase metade da população (47%).

3. Conter a quantidade de açúcar na dieta

O consumo em excesso está associado a uma série de problemas de saúde, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e esteatose hepática. Reduzir o consumo de refrigerantes, sucos industrializados e alimentos ultraprocessados é um bom começo para mudar esse hábito.

4. Evitar a privação de sono

Dormir poucas horas afeta negativamente a saúde física e mental, além de prejudicar também o metabolismo e regulação hormonal. Fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade e alteração do humor são outras consequências do pouco tempo de descanso.

5. Moderar o consumo de cafeína

Se noites bem dormidas são importantes, logo o excesso de cafeína é um problema, já que impacta negativamente na qualidade do sono.

6. Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados

Ricos em açúcar, sódio, gordura saturada e corantes, tais alimentos costumam ser pouco nutritivos e estão ligados a doenças cardiovasculares, aumento do colesterol, diabetes e obesidade.

7. Não pular refeições

Há quem adote a estratégia de pular uma — ou várias — refeições na ilusão de que isso vai ajudar a perder peso, mas a verdade é que este é outro hábito que interfere no metabolismo.

8. Priorizar alimentos e não suplementos

A suplementação pode ser um recurso usado de forma complementar, mas de modo algum substitui a necessidade de uma alimentação equilibrada e saudável.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS