“Tornar a cidade mais bela, com desenhos e versos nos muros”. Esta é a proposta do projeto Poesia no Muro, da Academia Araçatubense de Letras (AAL) e do Grupo Experimental. O projeto será lançado no próximo sábado (19), às 9h, na rua Joaquim Nabuco, 210, no Centro. Será servido um café da manhã aos presentes e será obrigatório o uso de máscara.
O projeto começou a ser discutido em setembro passado e foi colocado em prática com a pintura do primeiro muro em dezembro, na rua Fagundes Varela esquina com a Pedro de Toledo, no Jardim do Prado. A frase escolhida pelo professor e escritor Tito Damazo, proprietário do imóvel, foi de Guimarães Rosa: “Tudo o que muda a vida vem quieto no escuro sem preparos de avisar”.
A partir de então, mais cinco muros foram pintados, e ao menos outros cinco estão na fila de espera. O projeto foi pensado pela professora Marisa Barbosa (Unisalesiano) ao tomar conhecimento de iniciativas semelhantes noutras cidades. A AAL, presidida por Arnon Gomes dos Santos, abraçou a ideia. O coordenador geral do projeto, o escritor Hélio Consolaro, explica que a Academia não cobra nada e nem paga para a pintura dos muros.
Para sustentar as despesas, será lançada uma campanha de doações ao PIX da Academia Araçatubense de Letras, cuja chave é o CNPJ da entidade: 59764332/0001-95. Duas lojas (Merighi Tintas e Arena Tintas) já colaboraram com doações. Empresas que tiverem interesse em apoiar o projeto, com doação de materiais, terão seus nomes divulgados nas atividades da AAL.