A Academia Araçatubense de Letras (AAL) participa ativamente da programação do Festival Literário de Araçatuba (Felita), promovendo uma série de ações gratuitas que unem literatura, arte, música e formação cultural. As atividades fazem parte dos projetos de manutenção e de ponto de cultura da AAL e a programação conta com palestras, oficinas e lançamentos literários, reforçando o papel da Academia como um espaço de criação, diálogo e valorização das múltiplas expressões artísticas que formam o patrimônio cultural brasileiro.
No dia 28 de outubro, às 19h30, o Quintal Cultural recebe mais uma edição da Balada Literária, evento já tradicional na cidade. Nesta edição, o público poderá conferir o lançamento da obra “Sonetos de um Pensador”, do autor Vicente Marcolino, a exposição de quadros da artista Vera Ochiucci e o lançamento da música “Novo Milénio”, com letra de Manuel Pina, música e interpretação de Juliana Romão.
Na mesma data, às 19h30, o Museu Ferroviário será palco da palestra sobre a obra “Macunaíma, o Herói sem Nenhum Caráter”, conduzida por Carlos Brefore, presidente da Academia. A atividade propõe uma leitura crítica da obra de Mário de Andrade, um dos grandes marcos do modernismo brasileiro.
Entre as atividades formativas do ponto de cultura da AAL, o destaque é a Oficina de Arte Poética Indígena, no dia 29 de outubro, das 18h às 20h, na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral. A oficina será conduzida por Luana Clinéia Isidoro Leite, conhecida como Cunhã Pará Potÿ, liderança Guarani, escritora e Mestra da Cultura Popular, e convida o público a refletir sobre a literatura indígena como expressão de resistência e memória ancestral.
Encerrando as ações, no dia 30 de outubro, às 19h, na Praça João Pessoa, acontece a Oficina de Slam, ministrada por Lucas Lopes, produtor cultural e MC araçatubense. A atividade abordará o universo da poesia falada, expressão popular que se tornou forte em espaços públicos, especialmente nas periferias, abordando temas como identidade, resistência e questões sociais.
Para participar das oficinas do ponto de cultura, é necessário realizar a inscrição no site poesiaefuturo.com.br ou por meio do perfil do projeto DIVERSOS no Instagram, @aal_diversos, acessando o link disponível na bio.
Com uma programação diversificada, a participação da Academia Araçatubense de Letras no Felita reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, o incentivo à literatura e a valorização das vozes que constroem a identidade artística e intelectual de Araçatuba.
As ações dos projetos manutenção e ponto de cultura da são realizadas pela Academia Araçatubense de Letras, Ministério da Cultura e Governo Federal, financiadas por meio da Lei Aldir Blanc, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal de Araçatuba e Conteúdo Estratégico.
SERVIÇO – Programação da Academia Araçatubense de Letras no Felita 2025
Balada Literária
Data e hora: 28 de outubro, às 19h30
Local: Quintal Cultural
Atividades: lançamento da obra “Sonetos de um Pensador” (Vicente Marcolino); exposição de quadros de Vera Ochiucci; e lançamento da música “Novo Milénio” (letra de Manuel Pina; música e interpretação de Juliana Romão).
Palestra – “Macunaíma, o Herói sem Nenhum Caráter”
Datae hora: 28 de outubro, às 19h30
Local: Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues
Condução: Carlos Brefore
Oficina de Arte Poética Indígena
Data e hora: 29 de outubro, às 18h
Local: Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
Condução: Luana Clinéia Isidoro Leite (Cunhã Pará Potÿ)
Oficina de Slam
Data e hora: 30 de outubro, às 19h
Local: Praça João Pessoa
Condução: Lucas Lopes
Atividades gratuitas.
Inscrições para as oficinas podem ser realizadas no site www.poesiaefuturo.com.br ou pelo link disponível na bio do Instagram @aal_diversos.
Contato:
Para mais informações sobre as ações da Academia Araçatubense de Letras, entre em contato pelo e-mail: [email protected]



