Adolescentes são apreendidos por vender drogas em escola de Araçatuba

Imagem ilustrativa | Foto: SSP/Governo de SP

Dois adolescentes de 16 anos foram apreendidos pela Polícia Civil de Araçatuba (SP) na manhã de quinta-feira (10), suspeitos de vender drogas na escola onde estudam, localizada no bairro Higienópolis. A ação foi conduzida por equipes da 2ª Dise/Deic (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), após denúncias de que os jovens estariam comercializando entorpecentes no local.

As autoridades foram informadas sobre as características dos suspeitos e, ao chegar à escola, confirmaram a denúncia com a diretoria. Os estudantes foram imediatamente separados para averiguação. Durante a revista, os policiais encontraram drogas nas mochilas dos adolescentes: a menina carregava porções de cocaína e maconha, além de um cigarro de maconha, enquanto o rapaz tinha R$ 30 em dinheiro e três porções de maconha.

Os responsáveis pelos adolescentes foram chamados à escola e os acompanharam até a delegacia. Em depoimento, a jovem confessou ser usuária de drogas há mais de três anos, afirmando que seus pais tinham conhecimento de seu hábito. Ela alegou que seria a primeira vez que havia adquirido drogas na escola e apontou o outro aluno como o vendedor.

Além disso, a adolescente relatou que, naquela manhã, havia guardado a cocaína para outro colega, negando envolvimento direto no tráfico dentro da escola. No entanto, afirmou que a venda de entorpecentes é comum na instituição, especialmente durante os horários de entrada, saída e intervalo dos alunos.

O rapaz também admitiu ser usuário de maconha, mas negou ser traficante. Ele contou que comprava a droga para consumo próprio na Praça João Pessoa, localizada nas proximidades da escola, mas desconhecia a identidade do fornecedor. Apesar disso, confessou ter vendido uma pequena porção de maconha para a colega, justificando que se tratava de parte de sua própria compra.

O adolescente disse ainda que o dinheiro encontrado em sua posse era proveniente de seu trabalho em um supermercado e que não sabia da existência da cocaína apreendida com a menina. A droga encontrada com ambos foi encaminhada para perícia, e o dinheiro foi apreendido.

Os dois jovens foram encaminhados à Fundação Casa, onde permanecem à disposição da Vara da Infância e da Juventude, respondendo por ato infracional de tráfico de drogas. A polícia segue investigando o caso para identificar possíveis outros envolvidos no esquema de venda de entorpecentes na escola.

A Secretaria de Estado da Educação, por meio de nota, informou que a direção da escola tomou todas as medidas necessárias assim que o caso foi descoberto, acionando o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e os órgãos de saúde. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso foi incluído no aplicativo Conviva, que monitora a convivência nas escolas.

A Diretoria de Ensino de Araçatuba, juntamente com a escola, está cooperando com as autoridades e permanece à disposição para esclarecimentos adicionais sobre o caso.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS