RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

AES Brasil realiza simulado de emergência na usina hidrelétrica Nova Avanhandava

Foto: Divulgação

Nos dias 26, 27 e 28 de julho, a AES Brasil conduzirá um simulado de emergência para os moradores próximos à Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava, localizada em Buritama (SP). A ação integra o Plano de Ação de Emergência (PAE), em conformidade com a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 14.066/2020).

O simulado visa instruir a população sobre os procedimentos a serem adotados em caso de emergências na barragem da usina. Para isso, a AES Brasil implementou um sistema de sirenes, placas de sinalização e orientações sobre rotas de fuga na cidade, garantindo que a população esteja bem informada.

“A proposta é empoderar as pessoas e mostrar o que pode ser feito em uma situação de emergência. É uma cultura muito difundida em outros países, e no Brasil nós estamos acostumados a lidar com isso em ocasiões como simulação de protocolo de incêndio em edifícios. Mesmo que o risco de acontecer algo seja pequeno, esse tipo de preparação é vital para conter os riscos” , afirma Wagner Pernias, gerente de Meio Ambiente e Infraestrutura da AES Brasil.

Durante o simulado externo, os participantes serão orientados sobre como proceder em caso de problemas na barragem. As etapas incluem o acionamento das sirenes, evacuação das residências, encaminhamento para as rotas de fuga, identificação dos pontos de encontro seguros, assistência da Defesa Civil e outros órgãos, e uma análise final para determinar a segurança do retorno às casas ou a necessidade de ações adicionais.

Embora a participação seja voluntária, a AES Brasil enfatiza a importância de que todos os moradores participem para se familiarizarem com o protocolo. O exercício contará com o apoio das prefeituras locais, Defesa Civil, Polícia Civil, Militar e Bombeiros.

Apesar da preparação, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) classifica a Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava como de baixo risco. Segundo Pernias, “Temos ativos em que a chance de uma ruptura é 1 para cada 15 milhões de anos, o que dá uma dimensão de como esse é um evento com baixa probabilidade de ocorrer. Nossos ativos são seguros e têm uma série de controles para mitigar os riscos para a população que vive no entorno. O treinamento de segurança é apenas mais um desses mecanismos voltados a proteger as pessoas”.

Horários e datas dos simulados nos municípios:

Dia 26 de julho

Buritama às 9h e 11h | Birigui às 14h e 16h

Dia 27 de julho

Brejo Alegre às 9h | Buritama às 15h

Dia 28 de julho

Brejo Alegre às 9h

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS