A Agência Reguladora e Fiscalizadora do Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (DAEA) de Araçatuba (SP) começou uma campanha de conscientização sobre descarte correto do óleo de cozinha. A intenção é alertar a população sobre os malefícios ocasionados pelo despejo inadequado do produto.
A ação objetiva evitar o entupimento da rede de esgoto e a contaminação das águas fluviais. A ação ainda mostra um caminho rentável de como fazer sabão a partir do óleo para descarte.
Estudos demonstram que um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem na água e, quando despejadas nos cursos d’água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Em contato com o solo, há contaminação e mais sujeira.
Ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além de entupimentos, haverá “infarto” do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos.
A campanha do DAEA instrui quais as instituições onde doar ou vender o material em Araçatuba. Para mais informações e tutorial da receita de sabão, acesse o site www.daea.com.br