Na última segunda-feira (13), Sabrina Ayumi Alvez Shimizu, de 18 anos, recebeu uma notícia surpreendente e gratificante: ela foi a única estudante do Estado de São Paulo a tirar a nota máxima, 1000, na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aluna da Escola THATHI, em Araçatuba, Sabrina se destacou entre 12 pessoas no Brasil que alcançaram essa excelente pontuação.
O trabalho contínuo e a dedicação de Sabrina à redação foram fundamentais para seu sucesso. Ao longo do ano, ela escrevia uma redação por semana durante as aulas, prática que foi reforçada por simulados e orientações de sua professora de Redação, Sthéfani Jorge Silva. Sabrina se sentia bem preparada para o tema da redação deste ano, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, já que a escola sempre abordou assuntos como racismo e heranças culturais durante as aulas.
O diretor da Escola THATHI, André Cefali, destacou o excelente trabalho que a instituição tem realizado ao longo dos anos. Durante entrevista ao Programa “E Agora, José?”, da Rádio Cultura FM, Cefali afirmou que a ênfase na redação tem elevado o nível das turmas, e que a expectativa em relação a Sabrina e outros alunos era alta. “Estavamos todos muito esperançosos com o desempenho dela e também com os resultados de outros alunos”, comentou o diretor.
O coordenador Adriano Polido, também durante a mesma entrevista, ressaltou a importância do trabalho em equipe, que começa desde a educação infantil e é intensificado no ensino médio. “A Sabrina já vem com um bom histórico de notas desde o 1º ano”, destacou Polido, complementando que o acompanhamento contínuo faz toda a diferença na formação dos alunos da escola.
Apesar da preparação, Sabrina revelou que estava nervosa ao abrir o site para consultar seu desempenho. “Quando vi a nota 1000, não acreditei. Fui correndo contar para minha família”. A estudante passava as tardes estudando e praticando redação no estilo do Enem, se dedicando semana após semana para alcançar um resultado expressivo.
Sabrina já havia feito o Enem em edições anteriores como um teste, obtendo boas notas, e agora está se preparando para conquistar uma vaga em uma universidade de São Paulo para cursar Engenharia de Produção.