Aprovações no Encceja por detentos no noroeste paulista aumentam 153% em 2023

Foto: Secretaria da Adminstração Penitenciária/Divulgação

Dados da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) revelam um aumento significativo no número de detentos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no noroeste paulista em 2023, com um aumento de 153% em relação ao ano anterior.

O exame oferece aos encarcerados a oportunidade de obter certificação no ensino fundamental ou médio durante o cumprimento de suas penas.

Em unidades prisionais de São José do Rio Preto, Araçatuba, Birigui, Riolândia, Paulo de Faria e Icém (SP), o número total de aprovados saltou de 128 para 325 entre 2022 e 2023. Esse aumento é proporcionalmente maior do que a média do estado de São Paulo, que registrou um crescimento de 90% no número de aprovados, acompanhado por um aumento de 14,6% no número total de inscritos em relação ao Encceja de 2022.

Na edição de 2023 do Encceja, um total de 37.073 presos se inscreveram, distribuídos entre 18.729 inscritos para o exame do ensino fundamental e 18.344 para o exame do ensino médio. Esse número representa um aumento em comparação com os 32.356 custodiados que participaram da prova em 2022.

Saiba mais sobre o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) oferece aos detentos a oportunidade de concluir os ensinos fundamental e médio. A aprovação é alcançada por aqueles que obtêm a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, que correspondem a 100 pontos e cinco pontos, respectivamente.

Os participantes que não alcançam a pontuação mínima têm a possibilidade de obter uma declaração parcial de proficiência no ensino fundamental ou médio e podem realizar o exame novamente no ano seguinte.

A realização da prova é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS