RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Aprovações no Encceja por detentos no noroeste paulista aumentam 153% em 2023

Foto: Secretaria da Adminstração Penitenciária/Divulgação

Dados da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) revelam um aumento significativo no número de detentos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no noroeste paulista em 2023, com um aumento de 153% em relação ao ano anterior.

O exame oferece aos encarcerados a oportunidade de obter certificação no ensino fundamental ou médio durante o cumprimento de suas penas.

Em unidades prisionais de São José do Rio Preto, Araçatuba, Birigui, Riolândia, Paulo de Faria e Icém (SP), o número total de aprovados saltou de 128 para 325 entre 2022 e 2023. Esse aumento é proporcionalmente maior do que a média do estado de São Paulo, que registrou um crescimento de 90% no número de aprovados, acompanhado por um aumento de 14,6% no número total de inscritos em relação ao Encceja de 2022.

Na edição de 2023 do Encceja, um total de 37.073 presos se inscreveram, distribuídos entre 18.729 inscritos para o exame do ensino fundamental e 18.344 para o exame do ensino médio. Esse número representa um aumento em comparação com os 32.356 custodiados que participaram da prova em 2022.

Saiba mais sobre o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) oferece aos detentos a oportunidade de concluir os ensinos fundamental e médio. A aprovação é alcançada por aqueles que obtêm a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, que correspondem a 100 pontos e cinco pontos, respectivamente.

Os participantes que não alcançam a pontuação mínima têm a possibilidade de obter uma declaração parcial de proficiência no ensino fundamental ou médio e podem realizar o exame novamente no ano seguinte.

A realização da prova é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS