A Secretaria de Saúde de Araçatuba destacou, em evento promovido pelo Conasems em São Paulo, a experiência bem-sucedida do município no Projeto de Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Primária. O foco desse cuidado é o acompanhamento clínico, principalmente de pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, visando tornar o tratamento mais efetivo e melhorar a qualidade de vida.
Carmem Guariente, secretária de Saúde de Araçatuba, ressaltou a importância de ir além do fornecimento de medicamentos, destacando que aproximadamente 42% das pessoas não seguem corretamente a prescrição. O projeto capacitou cinco farmacêuticos para implementar o Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica, com apoio do Proadi-SUS, uma parceria entre o Ministério da Saúde, CONASEMS e Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Guariente enfatizou que a atenção farmacêutica não se resume à aquisição e acesso a medicamentos, mas também envolve o acompanhamento, fornecimento de orientações adequadas e compreensão das razões por trás da não adesão. Ela propõe a expansão desse cuidado farmacêutico em toda a rede municipal no próximo ano.
A participação no evento do Conasems reforça o compromisso de Araçatuba em compartilhar boas práticas e contribuir para o avanço da saúde pública no Brasil, destacando a cidade como pioneira em inovações para proporcionar atendimento de qualidade e promover a saúde e bem-estar da população.