Araçatuba aprova lei que prevê pintura de nomes de ruas em postes

Proposta vai á sanção do prefeito Lucas Zanatta (PL); objetivo é melhorar a sinalização urbana, principalmente onde a identificação é inexistente

Em Penápolis, nomes de ruas são pintados em postes | Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Araçatuba (SP) aprovou, nessa segunda-feira (9), durante a 6ª sessão ordinária do ano, um projeto de lei que propõe a identificação de vias públicas por meio da pintura dos nomes das ruas nos postes de energia elétrica. A matéria vai, agora, à sanção do prefeito Lucas Zanatta (PL).

De autoria do vereador Carlinhos do Terceiro (Republicanos), a proposta apresenta uma alternativa de baixo custo para melhorar a sinalização urbana, especialmente em bairros onde a identificação é deficiente ou inexistente.

A proposta prevê a utilização de tinta de alta resistência e a padronização de tamanho, cor e fonte para garantir a legibilidade. O programa será de responsabilidade do município, que deverá obter a anuência da concessionária de energia elétrica para a execução dos serviços.

O projeto também prevê a possibilidade de parcerias com empresas e instituições, além da mobilização de voluntários para a implementação.

Solução mais barata

Segundo a justificativa do projeto, a solução pode custar até vinte vezes menos do que as placas metálicas tradicionais, além de ser considerada mais sustentável.

Experiências bem-sucedidas

A viabilidade da proposta, segundo Carlinhos do Terceiro, é reforçada por experiências bem-sucedidas em outras cidades da região, como Parapuã, Tupã e Penápolis, que já adotaram medidas semelhantes.

“A identificação adequada das vias é considerada essencial para a segurança e o bom funcionamento de serviços de emergência, transporte e logística”, argumenta o vereador.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS