A Prefeitura de Araçatuba (SP) decretou, nesta terça-feira (14), situação de emergência em saúde pública em razão do aumento expressivo dos casos de dengue. O anúncio foi feito em entrevista coletiva com a presença do prefeito Lucas Zanatta (PL), da vice-prefeita Maria Ionice Zucon (PL) e do secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior.
Segundo a administração municipal, a cidade já ultrapassou 800 casos confirmados da doença, com mais de 300 em investigação. O aumento nos casos também sobrecarregou o atendimento no pronto-socorro municipal, o único serviço de urgência 24 horas disponível atualmente.
Com o decreto, a prefeitura planeja intensificar as ações de combate à dengue e implantar novas medidas de prevenção e controle. Como parte da estratégia, duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nos bairros Morada dos Nobres e Umuarama 2, devem começar a operar 24 horas até sexta-feira (17).
Essas UBSs foram construídas como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e sua ampliação de horário era um compromisso de campanha da atual gestão. Atualmente, funcionam das 7h às 22h. A Organização Social de Saúde Mahatma Gandhi já está organizando as contratações necessárias para viabilizar o novo horário.
Além dessas mudanças, as demais UBSs do município seguirão operando no horário habitual, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A administração municipal reforça a importância da colaboração da população no combate à dengue, eliminando criadouros de mosquitos e buscando atendimento ao apresentar sintomas.