RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
Hélio Consolaro
Hélio Consolaro
Hélio Consolaro, professor, jornalista e escritor, 75 anos. Oito livros publicados. Membro da Academia Araçatubense de Letras, foi vereador e secretário municipal de Cultura por oito anos. Escreve o Blog do Consa.

Araçatuba é uma cidade inteligente?

Com olhar crítico e bem-humorado, Hélio Consolaro aborda mobilidade urbana, cenas do cotidiano, futebol e cultura em Araçatuba.

Bom exemplo de calçada sendo construída num plano só
Bom exemplo de calçada sendo construída num plano só

O que é uma cidade inteligente? É a que busca soluções inovadoras para desafios como mobilidade, energia, segurança, saúde, educação e meio ambiente, integrando diferentes áreas e setores para criar um ecossistema urbano mais eficiente e conectado (IA). Lógico, acima de tudo tecnológica.

Irei abordar apenas um aspecto: mobilidade urbana. Nós cuidamos mais do leito das ruas do que do piso das calçadas. Não é a prefeitura que constrói os passeios, mas o proprietário do imóvel. Agora, quem fiscaliza é a prefeitura. Os prédios antigos continuam como foram feitos, fora do padrão, pedestres não conseguem caminhar pelos passeios públicos. As ruas estão em melhores condições. 

A prefeitura esqueceu-se da máxima: todo motorista é antes de tudo um pedestre. Veja então, caro leitor, Araçatuba não é uma cidade inteligente: fala uma coisa em suas leis, mas as administrações que passaram por ela fizeram outra. Ela é mais hipócrita do que inteligente.

Todos os araçatubenses são culpados: toleram esse desleixo.  

SOU PALMEIRENSE

Palmeiras sem mundial e rico. Corinthians com mundial e falido. O Verdão faturou 200 milhões com a Copa Mundial de Clubes. Fluminense já faturou mais. Flamengo e Botafogo faturaram bem menos.

Enquanto os torcedores se xingam, os dirigentes contam dinheiro. O Corinthians está tão mal que nem é convidado para os certames milionários.

CENAS URBANAS

Uma vaga de estacionamento misteriosa. Toda vez que precisava de estacionar meu carro para sessão de fisioterapia, ela estava desocupada. Comecei a ficar desconfiado. Os mais velhos ainda estão às voltas com os ditados populares: laranja madura na beira da estrada, ou está bichada ou tem marimbondo no pé.

Fiquei desconfiado. Olhei para cima da árvore que fazia sombra à vaga, uma advertência na placa: cuidado, sujeira de pombos. E o asfalto marcado com manchas.

Dei uma de esperto: as cagadas de pássaros acontecem à noite quando estão dormindo. Durante o dia nada acontece. E estou usando a vaga misteriosa.

Isso acontece porque na zona rural há poucas árvores. E pensar que Araçatuba já foi uma floresta.

ARNON GOMES LANÇA NOVO LIVRO

Sábado, 05/07/2025, na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, Araçatuba, das 17h às 20h, numa noite concorrida, lançou seu 11º.: Quase um folião.

Situação e oposição, gente do carnaval e membros da Academia Araçatubense de Letras estiveram presentes. Arnon já foi presidente da AAL por duas vezes, jornalista, professor e escritor.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.