A Prefeitura de Araçatuba (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira (10), após as 12h, a vacinação em gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR). A imunização é necessária para prevenir casos de bronquiolite em recém-nascidos.
Destinada a gestantes a partir da 28ª semana, a vacina será aplicada em dose única nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Araçatuba. O município recebeu 540 doses do Ministério da Saúde nesta terça-feira (9).
Araçatuba tem, atualmente, 420 gestantes de 28 semanas ou mais atendidas pela rede municipal de saúde. A meta é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, ou 336 gestantes.
Infecção
A bronquiolite é uma infecção respiratória responsável por hospitalizações de bebês e crianças. A vacina nas gestantes funciona por meio da imunização passiva: a mãe produz anticorpos contra o vírus, que são transferidos ao bebê pelo cordão umbilical. Assim, a criança já nasce com uma proteção temporária, mas altamente eficaz, contra o VSR.
A aplicação é indicada para uma fase específica da gravidez, geralmente no terceiro trimestre, quando a transferência de anticorpos da mãe para o bebê é mais eficiente.
Acordo
Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde, a oferta da vacina contra o vírus VSR na rede pública de saúde só foi possível após um acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor, que prevê a transferência de tecnologia para o Brasil. Agora, o País passará a fabricar o imunizante e ampliará a autonomia nacional, além de garantir o acesso à vacina.
Neste ano, o Ministério da Saúde comprou 1,8 milhão de doses da vacina. O primeiro lote, com 673 mil doses, chegou aos estados na última semana para início imediato da aplicação. O investimento total é de R$ 1,17 bilhão.



