A Prefeitura de Araçatuba informou, na noite desta quarta-feira (29), que está investigando a morte de uma mulher de 65 anos, ocorrida no domingo (26), como suspeita de dengue. O material coletado foi encaminhado para exames no Instituto Adolfo Lutz. Além disso, a Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado de exames de outro caso suspeito, de um homem de 35 anos, que faleceu em 21 de janeiro com sintomas da doença.
O município já possui um óbito confirmado de dengue, referente a um homem de 58 anos, que morreu em 8 de janeiro. A confirmação foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz, e comunicada à Vigilância Epidemiológica na segunda-feira (27). Até o dia 29 de janeiro, Araçatuba registrava 3.614 casos positivos de dengue e 889 em investigação.
Como parte das ações para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na terça-feira (28), a aplicação de fumacê (inseticida NAV) em várias regiões da cidade. O objetivo é reduzir a população do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A nebulização ocorre das 18h30 às 21h, com ações específicas nos bairros Palmeiras, Boa Vista, Casa Nova, Monte Carlo, Presidente e Planalto, entre os dias 29 e 30 de janeiro, atendendo as áreas de abrangência da UBS Planalto. Entre sexta-feira (31) e 4 de fevereiro, os bairros Pinheiros, Conjunto Habitacional João Batista Botelho, Água Branca 1, Residencial Verde e Residencial Mansour receberão a aplicação, abrangendo a UBS Umuarama.
A população deve tomar cuidados durante a nebulização. É recomendado permanecer dentro de casa, abrir portas, janelas e box de banheiro, levantar colchas de cama, cobrir alimentos e bebedouros de animais, e retirar roupas do varal, mesmo se molhadas. Também é importante não permitir que crianças ou animais sigam a viatura e, em caso de intoxicação, procurar imediatamente o atendimento médico.
A Prefeitura de Araçatuba reforça a importância da colaboração da população para controlar a disseminação do mosquito, eliminando possíveis criadouros e evitando a propagação da doença.



