Araçatuba (SP) registrou a segunda morte do ano por causa de complicações da dengue. Trata-se de um homem de 77 anos. E diante do alto índice de casos da doença, a cidade passou do quadro de alerta máximo, para o quadro de epidemia de dengue. Nos quatro primeiros meses deste ano, são 1.652 casos positivos, contra 1258 de todo o ano passado.
De acordo com a Secretaria Municipal Saúde (SMS), os agentes de endemias fazem constantes visitas nas residências, com o objetivo de fiscalizar e informar a população dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Epidemia é a manifestação coletiva de uma doença que rapidamente se espalha, por contágio direto ou indireto, até atingir um grande número de pessoas em um determinado território e que depois se extingue após um período.
O mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, é causador também de outras doenças chamadas de arboviroses, caso da Zika e Chikungunya. Os principais sintomas da dengue são a febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo.
Em caso de sintomas, a pessoa deve ir a uma UBS ou ao Hospital Municipal (antigo Hospital da Mulher).