Araçatuba, uma cidade italiana

Hélio Consolaro
Hélio Consolaro
Hélio Consolaro, professor, jornalista e escritor, 75 anos. Oito livros publicados. Membro da Academia Araçatubense de Letras, foi vereador e secretário municipal de Cultura por oito anos.
Foto: Arquivo | Hélio Consolaro

Quando Orestes Quércia se apresentou na política pelo MDB na década de 70, uma heresia ao conservadorismo de Araçatuba dominado pela Arena, a colunista social Odette Costa emitiu o seguinte parecer pejorativo na visita do emedebista à cidade: “tem a cara de um italianinho da Água Limpa”.

As eleições municipais de 2024 escancararam de vez que Araçatuba é uma cidade dominada por descendentes italianos, e que a quarta ou quinta geração está chegando ao poder. Não são puros-sangues, mas juntos e misturados.

Como? Perguntará o leitor desavisado. É só ver os sobrenomes dos candidatos a prefeito e a vice de Araçatuba. De 10, 7 têm sobrenomes italianos. Se quiser aprofundar, de 10, 8 têm sobrenomes estrangeiros.

Cido Sério (PV) e Hélio Consolaro (PT)

Felipe Fornari (PP) e Aparecido Saraiva (PMDB)

Deocleciano Borella (PSD) e Flávio Salatino (PR)

Lucas Zanatta (PL) e Maria Ionice Zucon (PL)

Bruno Pandini (Novo) e Stelios Fikaris

Para você visualizar melhor, caro leitor, e se os sete descendentes de italianos fossem nisseis, cuja origem está marcada no rosto, não ia chamar mais a atenção!

Viva a democracia! A história de Araçatuba está estampada nos nomes de nossos candidatos. Tudo terminou em pizza.

Promotor eleitoral se reuniu com candidatos municipais

Estava lá na reunião, também como candidato, o linguarudo geral da região. Quando uma senhora, toda espalhafatosa, faz um pergunta:

– Doutor, eu posso comemorar o meu aniversário durante a campanha eleitoral?

Na verdade, a danada queria encontrar uma forma de arrebanhar eleitores por meio de uma festa disfarçada de inocente. Esperta a candidata.

Pá de cá , pá de lá, até um gaiato, que não era esse cronista, sugeriu entredentes: “Em vez da senhora dar a festa, deixe o eleitor festejar o seu aniversário! Todos devem trazer como presente à aniversariante: uma caixa enfeitada, todas trazem dentro de si uma frase significativa: EU VOTO NA SENHORA”.

– Pode isso? – gritou a candidata.

– Procure a legislação eleitoral – respondeu o promotor. Pergunte ao advogado de seu partido.

E a reunião terminou. E todos se levantaram com dúvidas e foram embora ao encontro de suas campanhas eleitorais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS