A campanha do Dia D de vacinação mobilizou a população de Araçatuba neste sábado (10), resultando na aplicação de 3.658 doses de vacinas em 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da área urbana, que funcionaram das 8h às 17h. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, principalmente entre os grupos prioritários.
De acordo com o balanço divulgado pela pasta, foram aplicadas 3.314 doses contra a gripe (influenza) e outras 344 referentes a vacinas como covid-19, HPV, febre amarela, poliomielite, dengue e DT (difteria e tétano). A campanha também incluiu 879 avaliações odontológicas para prevenção do câncer bucal em adultos acima de 40 anos e idosos.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, e a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro, acompanharam as atividades na UBS São José e avaliaram a mobilização como positiva. Segundo eles, a iniciativa foi essencial diante da baixa adesão vacinal registrada até então. Até a véspera da ação, apenas 22,27% do público-alvo havia sido imunizado contra a gripe, o que representava 19.505 doses aplicadas.
Para reverter esse quadro e conter o avanço das doenças respiratórias, a campanha foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade. Ainda assim, a secretaria reforça o apelo para que pessoas dos grupos prioritários — como idosos, crianças pequenas, profissionais da saúde, professores, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades — se vacinem o quanto antes.
Vacinação continua disponível
As vacinas seguem disponíveis nas UBSs de Araçatuba de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. As unidades Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2 funcionam até as 22h. Nos fins de semana, Morada dos Nobres e Umuarama 2 seguem com atendimento das 8h às 17h.
Além disso, haverá vacinação contra a gripe na próxima quarta-feira (14), no Atende Fácil (Rua Oscar Rodrigues Alves, 295, Vila Mendonça), das 11h às 14h. É necessário levar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação.



