RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Araçatuba vai sediar oficina estadual sobre vigilância e controle da leishmaniose canina de 16 a 18 de setembro

Evento reunirá profissionais da saúde de 80 municípios para capacitação e alinhamento de estratégias entre os dias 16 e 18 de setembro

Divulgação
Divulgação

12/09/2025 – Araçatuba será sede da 1ª Oficina para o Fortalecimento da Vigilância de Zoonoses e da Vigilância e Controle Vetorial da Leishmaniose Visceral Canina do Estado de São Paulo. O evento será realizado de 16 a 18 de setembro, das 9h às 18h, no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp.

A proposta é reunir gestores, agentes de combate às endemias e médicos veterinários para discutir com técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde ações de vigilância, além de levantar sugestões concretas que contribuam para a prevenção da doença nos municípios.

Organizado pelo Instituto Pasteur, em parceria com a Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado e Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, o evento conta ainda com a colaboração da Coordenação Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial do Ministério da Saúde.

ATUALIZAÇÃO
O gerente de campo da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Guilherme Santos, explicou que a oficina visa capacitar e atualizar os profissionais que atuam no controle da leishmaniose, buscando alinhar protocolos e fortalecer o trabalho, garantindo maior eficiência nas ações preventivas.

“Foram convidados os municípios com mais registros de transmissão da leishmaniose visceral, sendo 20 cidades da nossa região e outras 60 do Estado, o que fortalecerá a troca de experiências e as boas práticas entre os participantes”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO
Durante os três dias da oficina, serão promovidas palestras em que serão abordados temas como protocolos atualizados; estratégias de vigilância; diagnóstico, tratamento e prevenção da leishmaniose; além de discussões sobre a realidade enfrentada nos municípios da região.

O evento contará com a participação de especialistas, como o consultor do Grupo Técnico das Leishmanioses da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Lucas Edel Donato, a coordenadora do Instituto Pasteur, Tânia Suto, e a pesquisadora e gerente do Grupo Técnico do Instituto Pasteur, Vera Lúcia Fonseca de Camargo Neves, entre outros.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS