Associação dos Idosos Ilta Arcanjo Ferlete é declarada utilidade pública em Araçatuba

A Câmara Municipal de Araçatuba (SP) aprovou um projeto de autoria da vereadora Cristina Munhoz (União Brasil) que declara de utilidade pública a Associação dos Idosos Ilta Arcanjo Ferlete. A entidade, presidida por Vinícius Sanchez, tem como objetivo congregar e agregar os idosos, incentivando interações sociais e promovendo a cidadania.

O nome da associação é uma homenagem a Ilta Arcanjo Ferlete, a primeira idosa a participar do grupo quando o projeto social começou em 2019. Inicialmente, o grupo realizava oficinas e atividades cognitivas no antigo Espaço Psicopedagógico Florescer, mudando em 2020 para o Residencial e Centro Dia para Idosos Florescer, no bairro Ipanema.

Apesar da pandemia da COVID-19 em 2020 ter impossibilitado as reuniões presenciais, as atividades continuaram com os idosos utilizando seus celulares. A morte de Dona Ilta, vítima da COVID-19, inspirou a criação da associação em 1º de outubro de 2021.

Desde 2022, a associação tem realizado diversas ações, incluindo a campanha “Natal sem Fome”, que já beneficiou mais de 300 idosos com doações de cestas básicas. Além disso, oferece apoio às famílias de idosos com Alzheimer, atividades como bordado e artesanato, passeios e campanhas de conscientização sobre o Alzheimer, e um Curso de Especialização para Atuação nos Cuidados dos Idosos com Alzheimer.

Atualmente, a associação desenvolve o projeto “Movimente-se e Viva Melhor”, em parceria com a Prefeitura, a FAC/FEA (Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba), a Ohana Treinamentos e a Unitoledo Wyden, com capacidade para atender 100 idosos acima de 60 anos. Além disso, está previsto para março o início de outro projeto para atender 40 idosos, envolvendo estagiárias do último ano do curso de Psicologia da FAC/FEA, com oficinas e rodas de conversa para orientação, reflexão e trocas de experiências na fase do envelhecimento. O objetivo é combater o isolamento e a vulnerabilidade, incentivando o convívio social. Os encontros serão aos sábados, pela manhã, nos espaços cedidos pela FAC/FEA.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS