Aumento alarmante de acidentes com escorpião em Araçatuba preocupa autoridades de saúde

Foto: Tv Tem /Reprodução

Em Araçatuba (SP), a Secretaria de Saúde expressa preocupação com o aumento dos registros de acidentes com escorpião nas duas primeiras semanas de janeiro. O dado alarmante revela 30 incidentes, equivalendo a uma média de três picadas por dia. Autoridades intensificaram ações preventivas, concentrando esforços nas áreas da Zona Leste e Sul, notadamente nos bairros Claudionor Cinti, Jussara e Umuarama, onde se observa o maior número de ocorrências.

A estratégia de combate enfrenta um desafio significativo, pois os moradores utilizam inseticidas, o que, segundo a Saúde, tem um efeito contrário. A ausência de produtos com eficácia comprovada e o uso indiscriminado de veneno podem aumentar o risco de acidentes. Até 12 de janeiro, foram registrados 30 acidentes, sem mortes, contrastando com os 1.525 casos em 2023, com uma média diária de mais de quatro incidentes.

Os meses mais críticos foram outubro e novembro, com 198 e 177 picadas, respectivamente, enquanto junho e dezembro apresentaram os números mais baixos, com 96 casos em cada mês. Importante destacar que não houve mortes em Araçatuba no ano passado.

Diante desses números, a recomendação é que, em caso de picada de escorpião ou de qualquer outro animal peçonhento, a pessoa deve higienizar o local com água e sabão e procurar imediatamente a Santa Casa de Araçatuba, o único local capaz de fornecer o soro antiescorpiônico. Os sintomas variam de dor local e dormência a complicações mais graves, como salivação, vômito, fraqueza, convulsões, batimentos cardíacos lentos, dificuldade respiratória e choque.

Ações de combate

  • Conservar o quintal limpo;
  • Não acumular entulho ou restos de obra dentro de casa;
  • Evitar deixar sapatos embaixo de móveis;
  • Estar atento à parte interna das cortinas;
  • Fechas os ralos e eliminar as baratas, que servem de alimento para os escorpiões.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS