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Avião com pecuarista de Araçatuba a bordo desaparece no Pantanal

Ramiro Pereira de Matos, 67 anos, é ortopedista e pecuarista e pilotava uma aeronave Cessna quando desapareceu.

A aeronave pilotada por Ramiro Matos estava em situação normal de navegabilidade | Foto: Arquivo Pessoal

Uma operação de busca e resgate foi iniciada na manhã desta terça-feira (16) para localizar o ortopedista e produtor rural Ramiro Pereira de Matos, 67 anos, cuja aeronave desapareceu dos radares na região do Pantanal, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais precisamente entre os municípios de Itiquira (MT) e Sonora (MS).

Considerado um piloto experiente, Matos decolou de Araçatuba (SP), com seu monomotor turbo-hélice Cessna 210 Silver Eagle (prefixo PS-FDW), por volta das 6h39 desta terça-feira (16), com previsão de chegada a uma fazenda da família, em Figueirópolis do Oeste (MT), em aproximadamente duas horas.

Antes de sumir, ele relatou a outro piloto que enfrentava mau tempo. Segundo seu filho, Waldyr Ribeiro Aguiar Paiva Matos, o piloto relatou que a voz de seu pai estava “trêmula”, sugerindo que enfrentava uma situação de risco.

Segundo a Força Aérea Brasileira, a aeronave desapareceu dos radares a 90 milhas náuticas (aproximadamente 166 km) de Cuiabá (MT). No momento, as condições meteorológicas eram adversas, com chuva intensa e trovoadas.

Uma aeronave do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano) da FAB foi acionada e permanece em operações de busca na região.

Ramiro Matos saiu de Araçatuba por volta das 7h30 desta terça e deveria chegar a uma fazenda, no Mato Grosso, em cerca de 2 horas | Foto: Álbum de Família

Equipe de resgate

O Centro de Controle de Área da Amazônia (ACC Amazônia) confirmou o desaparecimento e acionou uma equipe de resgate da Base Aérea de Campo Grande (MS).

A família mobiliza pilotos da região para auxiliar nas buscas. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave, fabricada em 1980, está com a situação de aeronavegabilidade regular.

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