Uma operação de busca e resgate foi iniciada na manhã desta terça-feira (16) para localizar o ortopedista e produtor rural Ramiro Pereira de Matos, 67 anos, cuja aeronave desapareceu dos radares na região do Pantanal, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais precisamente entre os municípios de Itiquira (MT) e Sonora (MS).
Considerado um piloto experiente, Matos decolou de Araçatuba (SP), com seu monomotor turbo-hélice Cessna 210 Silver Eagle (prefixo PS-FDW), por volta das 6h39 desta terça-feira (16), com previsão de chegada a uma fazenda da família, em Figueirópolis do Oeste (MT), em aproximadamente duas horas.
Antes de sumir, ele relatou a outro piloto que enfrentava mau tempo. Segundo seu filho, Waldyr Ribeiro Aguiar Paiva Matos, o piloto relatou que a voz de seu pai estava “trêmula”, sugerindo que enfrentava uma situação de risco.
Segundo a Força Aérea Brasileira, a aeronave desapareceu dos radares a 90 milhas náuticas (aproximadamente 166 km) de Cuiabá (MT). No momento, as condições meteorológicas eram adversas, com chuva intensa e trovoadas.
Uma aeronave do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano) da FAB foi acionada e permanece em operações de busca na região.

Equipe de resgate
O Centro de Controle de Área da Amazônia (ACC Amazônia) confirmou o desaparecimento e acionou uma equipe de resgate da Base Aérea de Campo Grande (MS).
A família mobiliza pilotos da região para auxiliar nas buscas. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave, fabricada em 1980, está com a situação de aeronavegabilidade regular.



