Baixo estoque de sangue no Hemocentro pode suspender procedimentos na Santa Casa de Araçatuba

O Hemocentro de Araçatuba é o único que atende os serviços hospitalares do SUS da cidade e região

O Hemocentro de Araçatuba (sp) comunicou à Santa Casa local a situação crítica dos estoques de sangue dos tipos O+, O- e A+. A comunicação acendeu o alerta na Agência Transfusional do hospital, serviço responsável pela transfusão dos componentes sanguíneos fundamentais à manutenção da vida em várias situações, como acidentes, cirurgias de emergência e eletivas e nos casos em que o a transfusão de sangue é indicada como parte do tratamento de algumas patologias, como os oncológicos, por exemplo.

A responsável técnica de imunohematologia da Agência Transfusional, Lorine Sezário, afirma que “estamos fazendo o possível para atender aos nossos pacientes e manter o andamento das cirurgias eletivas, mas sem doação de sangue, não será possível manter as transfusões e corremos o risco de cancelar cirurgias pela falta de alguns tipos de sangue específicos”.

Referência de atendimentos de alta complexidade para 40 municípios da região, a Santa Casa de Araçatuba registra em média, demanda diária em torno de 25 a 30 bolsas de sangue de tipagens diversas.

O Hemocentro de Araçatuba é o único que atende os serviços hospitalares do SUS da cidade e região. Dentre os atendidos, mais de 70% do sangue colhido mensalmente no hemonúcleo vão para a Santa Casa. Por isso, a direção do hospital decidiu repassar o alerta para as comunidades atendidas com o objetivo de conseguir doações em caráter urgente. “Estamos precisando que doadores compareçam ao Hemocentro de Araçatuba para doações de sangue dos tipos O+, O- e A-”, pede a responsável pela Agência Transfusional da Santa Casa.

Doadores já inscritos no hemonúcleo que forem doar pela manhã, não precisam estar em jejum e podem se alimentar normalmente.  Quem for doar no período da tarde deve aguardar três horas após o almoço. Os requisitos para quem ainda não é inscrito, mas quer   entrar nessa campanha de emergência para ajudar a Santa Casa de Araçatuba manter a agenda de procedimentos que precisam de sangue para serem realizados, são: estar bem de saúde, apresentar documento com foto, ter entre 16 (acompanhado pelo responsável) a 69 anos, registrar peso a partir de 50 kg para homens e 51kg para mulheres; e caso esteja tomando medicamento, informar o nome. Outros critérios serão avaliados na triagem clínica.

O Hemocentro de Araçatuba fica na avenida Arthur Ferreira da Costa, nº 330, Bairro Aviação, próximo ao antigo Hospital da Mulher.  Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h e aos sábados das 7h às 11h. Outras informações poderão ser obtidas por meio dos telefones (018) 2102-9400 e (18) 981328875.

Em caso de doação específica, o doador deve informar o nome do paciente que necessita.  Doações para essa campanha devem ser informadas que se destinam à Santa Casa de Araçatuba. Lorine Sezário explica que em cada doação é coletado uma bolsa com aproximadamente 450 ml a 500 ml de sangue. Após a coleta, o sangue passa por fracionamento que transforma a doação em 4 hemocomponentes: hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado. “Por este motivo dizemos que uma doação pode salvar até 4 vidas”, afirma.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS