RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Birigui declara emergência em saúde pública devido à epidemia de dengue

Imagem Ilustrativa

A Prefeitura de Birigui (SP) decretou, nesta sexta-feira (31), situação de emergência em saúde pública em razão do aumento expressivo de casos de dengue no município. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município e tem como objetivo intensificar as medidas de combate à doença.

O decreto foi assinado pela prefeita Samanta Borini (PSD), em conjunto com o secretário municipal de Saúde, Roque Haroldo Bomfim. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, até a manhã da sexta-feira, a cidade já havia registrado 926 casos confirmados de dengue. Além disso, uma morte suspeita estava sob investigação.

Com a medida, a administração municipal passa a ter maior autonomia para adotar ações emergenciais. Entre as providências previstas estão a aquisição de insumos e materiais, além da contratação temporária de profissionais de saúde para reforçar o atendimento à população.

Como parte das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, a Secretaria Municipal de Saúde deu início à nebulização veicular noturna nos bairros Atenas e Portal da Pérola 1. Além disso, a prefeitura está finalizando a montagem do “Dengário”, uma unidade de atendimento especializada no combate à dengue.

O espaço, que será inaugurado em 6 de fevereiro na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Bandeirante, contará com equipe médica, enfermagem, sala de hidratação e distribuição de medicamentos para pacientes com sintomas da doença.

Outra iniciativa adotada foi a distribuição de kits de hidratação, contendo sachês para a preparação de soro. O material está disponível em todas as UBSs do município e pode ser retirado por qualquer pessoa que apresente sintomas de dengue, sem necessidade de consulta médica.

Paralelamente, a prefeitura intensificou a limpeza urbana por meio do mutirão “Limpa Birigui”, que já passou pelos bairros Portal da Pérola 1 e 2, Margareth Vargas e Dom Pedro. Na próxima semana, a ação se expandirá para as regiões de Candeias, Atenas, Acapulco e Paraíso.

Enquanto Birigui reforça suas estratégias de combate à dengue, a Secretaria de Saúde do Estado confirmou, nesta sexta-feira (1º), a primeira morte pela doença em Coroados (SP). O município vizinho já soma 147 casos confirmados somente no mês de janeiro. O histórico de saúde da vítima não foi divulgado.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS