As secretarias municipais de Saúde, Educação e Esportes de Birigui (SP) estão organizando de forma conjunta uma semana de combate ao sedentarismo. É uma forma de destacar o Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde, celebrados nos dias 6 e 7 de abril, respectivamente. O tema da ação é “Mover para Viver”.
As atividades são coordenadas pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e já estão ocorrendo nas escolas municipais, Ginásio Municipal de Esportes e indústrias. Nessa segunda-feira (04/04), os alunos do maternal 2 da creche Maria Cecília de Lima Maroni, do Santa Luzia, desenvolveram a dança circular abrindo o calendário. As ações estão sendo desenvolvidas pela equipe NASF-AB, núcleo 1 e 2. Nesse primeiro dia, as atividades ocorreram nas creches Maria Bruder Camargo (João Crevelaro), Dr. Onofre Assunção dos Santos (Recanto Verde) e Francisca Capriste Scarço (Quemil). Para amanhã, está prevista a visita em mais cinco unidades escolares.
Desenvolvimento
“A técnica da dança circular usada nos CEIs (Centros de Educação Infantil) promove a integração social e resgata as atividades de roda, ajudando no desenvolvimento das crianças”, explicou a coordenadora do NASF-AB, Andréa Maria Castilho. Com os alunos do ensino fundamental – 1º ao 5º ano – das escolas municipais, a coordenadora informou que as atividades serão desenvolvidas pelos profissionais de educação física que integram o quadro de funcional das escolas. O “Mover para Viver” segue até a próxima sexta-feira (8).
Andréa disse ainda que na Secretaria de Esportes as abordagens estão a cargo dos educadores físicos. Já nas indústrias, o NASF-AB e ESF (Estratégia Saúde da Família) estarão em parceria, desenvolvendo atividades físicas e de saúde em geral, com aferição de glicemia e pressão arterial dos trabalhadores