Birigui (SP) voltou a registrar uma morte por complicações da covid-19. Um homem de 59 anos faleceu na última quarta-feira (6) no Pronto Socorro Municipal. Ele tinha diabetes e doença cardiovascular e havia se vacinado contra a doença. A cidade contabiliza 644 óbitos e 33.280 casos positivos desde o início da pandemia.
A vacinação contra a covid-19 em Birigui está centralizada em quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Quem precisa tomar a 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª dose deverá procurar as unidades dos bairros Vila Bandeirantes, Toselar, Santo Antônio ou do Portal da Pérola 2. Os atendimentos serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Nas demais unidades as doses serão aplicadas, porém, mediante agendamento. A vacina da Pfizer para as crianças de 5 a 11 anos (1ª ou 2ª dose) será aplicada apenas às quartas-feiras na UBS do Santo Antônio.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a reorganização da vacinação tem o objetivo de evitar a perda de doses das vacinas devido à baixa procura pelos imunizantes nos postos.
Devem se vacinar contra a covid-19 as pessoas acima de 5 anos que ainda não receberam nenhuma dose. Faltosos da 2ª e 3ª doses devem procurar os postos para regularizem a situação. Adolescentes de 12 a 17 anos que tomaram a 2ª dose há quatro meses já podem tomar a 3ª dose.
Conforme a secretaria, a quarta dose está disponível para as pessoas acima de 50 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos que receberam a terceira dose há quatro meses. Para receber essa dose é necessário apresentar documento com foto e o cartão de vacinação.
A administração municipal recomenda o uso de máscara facial dentro das repartições públicas e também das escolas municipais, estaduais e privadas.