Na noite da última terça-feira (6), a Câmara Municipal de Birigui (SP) votou e aprovou por 12 votos a favor e uma abstenção a instauração de uma Comissão Processante (CP) para apurar o uso de placas oficiais do município em um veículo particular ligado à esposa do prefeito Leandro Maffeis (Republicanos).
A solicitação para investigação foi feita pelo vereador André Moimaz (PSDB), que recebeu denúncia sobre a irregularidade e acionou a Guarda Municipal para averiguar o caso.
O pedido de investigação surgiu após a Guarda Municipal encontrar as placas originais do veículo Toyota Corolla, registrado em nome do prefeito, dentro do porta-malas do carro em questão. Segundo relatos, a primeira-dama justificou que as placas oficiais foram utilizadas pelo prefeito durante uma suposta viagem a São Paulo, enquanto o veículo oficial estaria em manutenção. No entanto, a denúncia levantou questionamentos sobre a natureza privada da viagem e a legalidade do uso das placas oficiais.
Com a aprovação da instauração da CP, uma comissão será formada para investigar o caso, com a missão de esclarecer os fatos e determinar se houve irregularidades ou crimes relacionados ao uso das placas oficiais. A comissão terá um prazo de 90 dias para concluir suas investigações e apresentar um relatório à Câmara Municipal.